EM DIRETO
Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito no Médio Oriente

ONU espera contenção. Cessar-fogo entre Israel e Líbano em vigor com sinais de fragilidade

pulse-iconDireto

ONU espera contenção. Cessar-fogo entre Israel e Líbano em vigor com sinais de fragilidade

Entrou em vigor um cessar-fogo de dez dias entre Israel e Líbano. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, veio exortar "todas as partes" ao completo respeito pelo acordo de trégua, que salvaguarda ao Estado hebraico a prerrogativa de se "defender a qualquer momento contra ataques planeados, iminentes ou em curso". O exército libanês denunciou ataques israelitas já depois do início da trégua. Acompanhamos aqui, ao minuto, o evoluir do conflito.

Inês Moreira Santos, Carlos Santos Neves - RTP /

Emissão da RTP Notícias


Reuters

Mais atualizações Voltar ao topo
RTP /

Petroleiro com pavilhão de Hong Kong passa em Ormuz

Um petroleiro com pavilhão de Hong Kong cruzou hoje o estreito de Ormuz, apesar do anúncio do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de que aquela importante passagem marítima estava bloqueada.
PUB
RTP /

Autoridades libaneses a trabalhar para reabrir ponte importante destruída em ataque israelita

O exército libanês afirmou estar a trabalhar para "reabrir totalmente" a ponte Qasmiyeh-Tiro sobre o rio Litani, no sul do Líbano, que foi danificada em ataques israelitas na quinta-feira.

Em um comunicado divulgado esta sexta-feira de manhã, o exército afirmou: “Uma unidade especializada do exército está a trabalhar para reabrir completamente a ponte Qasmiyeh-Tiro, em cooperação com os conselhos locais e organizações comunitárias, após um ataque israelita em 16 de abril de 2026; uma das unidades militares já está posicionada nas proximidades da ponte".
PUB
RTP Antena 1 /

Leão XIV e Donald Trump. Do elogio à tirania

Há uma semelhança entre Leão XIV e Donald Trump - a nacionalidade. Mas apenas isso, pois o confronto verbal entre estas duas personalidades está a escalar.

Foto edição RTP c/ Reuters

O rastilho, para Trump, foi a condenação do Papa da linguagem belicista e ameaçadora usada por vários líderes internacionais.

As primeiras insinuações surgiram quando Leão XIV quando se pronunciou contra os nacionalismos, fecho de fronteiras e o levantar de muros e o ódio protagonizado pela campanha “América Primeiro”.
Miguel Soares - RTP Antena 1

Mas é a guerra no Irão que o Papa diz não ser aceitável, principalmente por razões morais. Trump reage e fala num Leão XIV “fraco com o crime”, com o líder católico a falar em tiranos que promovem guerra e divisão.

Uma agenda católica de esquerda, diz Trump, comparando-se ele mesmo a Cristo nas redes sociais.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Hezbollah libanês ameaça estar "com o dedo no gatilho" em caso de violações israelitas

O Hezbollah libanês afirmou na sexta-feira que os combatentes estão "prontos para atacar" caso Israel viole o cessar-fogo de dez dias que entrou em vigor durante a noite.

Em comunicado, o movimento pró-Irão afirmou ter realizado "2.184 operações militares" contra Israel e o exército israelita em território libanês durante os 45 dias de guerra.

"Os combatentes vão manter o dedo no gatilho porque temem a traição do inimigo", acrescentou o comunicado.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Primeiro-ministro paquistanês saúda cessar-fogo

O primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, saudou o cessar-fogo no Líbano , que atribuiu aos "esforços diplomáticos audaciosos e sagazes liderados pelo presidente Donald Trump".

Numa publicação no X, Sharif expressou a esperança de que o cessar-fogo “abra caminho para uma paz duradoura".

"O Paquistão reafirma o apoio inabalável à soberania e à integridade territorial do Líbano e continuará a apoiar todos os esforços voltados para uma paz duradoura na região”.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Milhares de pessoas celebram cessar-fogo no Líbano e regressam a casa

Pessoas deslocadas pela guerra, principalmente no sul do Líbano, começaram a regressar a casa, desafiando as ordens do Governo libanês e do exército israelita para adiarem o regresso.

Fotos: EPA 
PUB
Momento-Chave
RTP /

Macron afirma que cessar-fogo entre Líbano e Israel "pode já estar comprometido"

O presidente francês admitiu, esta manhã, estar preocupado com o facto de o cessar-fogo anunciado pelo Líbano e Israel "já poder estar a ser prejudicado pela continuidade das operações militares".

“Apelo pela segurança das populações civis em ambos os lados da fronteira entre o Líbano e Israel. O Hezbollah deve renunciar às suas armas. Israel deve respeitar a soberania libanesa e pôr fim à guerra”, disse Emmanuel Macron numa publicação no X.


PUB
Momento-Chave
Teerão celebra trégua
RTP /

Regime reclama retirada das forças israelitas de território libanês

O Irão saúda o cessar-fogo entre o Líbano e Israel, assegurando que faz parte da trégua celebrada com os Estados Unidos na semana passada.

O porta-voz do Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros, Ismail Bagaei, recebeu "com satisfação" o anúncio do cessar-fogo de dez dias, que entrou em vigor na quinta-feira à noite.

"Desde o início das conversações com diversas partes regionais e internacionais, incluindo as negociações de Islamabad, a República Islâmica do Irão tem sublinhado constantemente a necessidade imperiosa de um cessar-fogo simultâneo em toda a região, incluindo o Líbano", afirmou.

"Após as conversações de Islamabade, o Irão perseguiu este objetivo com a máxima seriedade", acrescentou o porta-voz, nos termos de um comunicado divulgado pela televisão iraniana Press TV.
PUB
Momento-Chave
Cristina Sambado - RTP /

Rangel no Líbano para anunciar apoio à educação de crianças deslocadas

O ministro português dos Negócios Estrangeiros reúne-se esta sexta-feira com o homólogo libanês, Youssef Raggi, em Beirute, para expressar solidariedade com o Líbano e anunciar apoio financeiro à educação de crianças deslocadas.

Lusa

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citada pela agência Lusa, adiantou que a visita de Paulo Rangel estava a ser preparada há vários dias, coincidindo agora com o início do cessar-fogo entre Líbano e Israel.

Durante o encontro com o chefe da diplomacia libanesa, o governante português irá anunciar um apoio financeiro de 150 mil euros, no âmbito da UNESCO, destinado a apoiar a educação de dezenas de milhares de crianças afetadas pelo conflito, que já fez mais de um milhão de deslocados no Líbano.

O ministro já tinha anunciado, no mês passado, que Portugal faria uma contribuição extraordinária à UNESCO para apoiar a educação no país em guerra.

Reafirmar a “completa solidariedade” com o Líbano e expressar condolências pelas centenas de vítimas civis são outros objetivos da visita de Rangel ao país do Médio Oriente.

O ministro também deverá apelar ao “respeito integral” do cessar-fogo.
Cessar-fogo de dez dias 

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na quinta-feira que o homólogo libanês, Joseph Aoun, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acordaram um cessar-fogo de dez dias, em vigor a partir das 22h00 de quinta-feira (hora de Lisboa), e que o entendimento vincula o grupo xiita pró-iraniano Hezbollah.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros saudou a trégua, instando as partes a respeitar o acordo e a soberania e integridade territorial do país, sob ataques de Israel há um mês e meio.

A atual escalada entre Israel e o Líbano começou a 2 de março, dois dias depois do início dos ataques de Israel e EUA contra o Irão.

O Hezbollah lançou rockets contra o norte de Israel, rompendo uma trégua anterior e levando este país a responder imediatamente com ataques aéreos contra o território libanês, incluindo Beirute.

Sobre o conflito, o Governo português tem condenado reiteradamente os ataques do Hezbollah e os de Israel, apelando a uma total cessação das hostilidades, que considera benéfica para a população do Líbano, mas também para o processo de cessar-fogo da guerra envolvendo o Irão e que corre sob a mediação do Paquistão.O ministro português já tinha visitado Beirute em 12 de fevereiro do ano passado, tendo sido então o primeiro chefe de diplomacia a reunir-se com o novo primeiro-ministro, Nawaf Salam, e o novo ministro dos Negócios Estrangeiros naquela altura.

Rangel tem mantido contactos regulares com o homólogo libanês – o último encontro dos dois ocorreu em Barcelona em novembro passado.

Segundo a agência das Nações Unidas para as migrações (OIM), mais de um milhão de pessoas foram deslocadas por este conflito, com mais de 141 mil atualmente alojadas em mais de 700 centros coletivos em todo o país.


O custo humano "tem sido devastador", com mais de duas mil mortes, ataques a instalações e profissionais de saúde e a destruição de estradas, pontes, casas e outras infraestruturas críticas, de acordo com a OIM.

c/ Lusa

PUB
Momento-Chave
Ponto de situação
RTP /

Guterres “saúda papel dos Estados Unidos”

  • Com o cessar-fogo entre israelitas e libaneses já em vigor, o secretário-geral das Nações Unidas veio apelar a “todas as partes” para que observem a trégua de moo integral. “O secretário-geral saúda o anúncio de um cessar-fogo de dez dias entre Israel e o Líbano e elogia o papel dos Estados Unidos na sua facilitação”, afirmou em comunicado o porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric. A ONU manifesta a expectativa de que a suspensão dos bombardeamentos “abra caminho a negociações”;


  • O cessar-fogo entrou em vigor à meia-noite no Líbano, 22h00 em Lisboa. O exército libanês alertou, ainda assim, os deslocados do sul do Líbano, território mais fustigado pelos bombardeamentos israelitas contra posições do Hezbollah, para os riscos de regressarem às suas casas. Isto por causa de ataques intermitentes reportados já após o início da trégua;


  • A Agência Nacional de Notícias do Líbano noticiou bombardeamentos israelitas nas localidades de Khiam e Dibbine menos de uma hora após a entrada em vigor do cessar-fogo. As Forças de Defesa de Israel garantem estar a investigar relatos de bombardeamentos e disparos de artilharia no sul do Líbano;


  • O Hezbollah continuou a disparar rockets contra cidades e comunidades do norte de Israel até ao início da trégua;


  • Segundo o Departamento de Estado norte-americano, o acordo proíbe Israel de levar a cabo ações militares ofensivas no Líbano. Contudo, o Estado hebraico reserva-se o direito de se defender “a qualquer momento contra ataques planeados, iminentes ou em curso”;


  • O Hezbollah, movimento xiita libanês conotado com o regime iraniano, avisa que quaisquer ataques das Forças de Defesa de Israel terão resposta. O movimento pediu também cautela face ao que descreveu como hábito histórico israelita de “quebrar pactos”;


  • O acordo foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse ter conversado com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o presidente libanês, Joseph Aoun, convidando ainda ambos para “conversas significativas” na Casa Branca;


  • O conflito entre Israel e o Hezbollah matou mais de 2.100 libaneses e deslocou mais de 2,1 milhões;


  • Benjamin Netanyahu referiu-se ao cessar-fogo como uma oportunidade “histórica” para a paz, embora se tenha recusado a retirar suas tropas do sul do Líbano durante a trégua: “Permaneceremos no Líbano numa zona de segurança ampliada. É onde estamos e não sairemos”;


  • O porta-voz do Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros, Esmail Baghaei, saudou também o cessar-fogo, enfatizando que este fazia parte do acordo original entre Irão e Estados Unidos, mediado pelo Paquistão.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Negociações entre EUA e Irão podem ser retomadas no fim de semana

A diplomacia de Donald Trump acelera e o próximo destino pode ser o Irão.

Foto: Graeme Sloan - EPA

O presidente norte-americano admite retomar as negociações com Teerão já este fim de semana e mostra-se otimista.

Trump acredita que é possível chegar a um "bom acordo", desde que o regime iraniano renuncie, definitivamente, ao desenvolvimento de armas nucleares.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Netanyahu aceita trégua de Trump mas exige fim do Hezbollah

Benjamin Netanyahu confirmou o cessar-fogo de dez dias anunciado pelo presidente americano Donald Trump, mas deixou um aviso: a trégua só terá sucesso se o Hezbollah for desmantelado.

Foto: Ronen Zvulun - Reuters

Apesar da exigência, o primeiro-ministro israelita admite que Israel e Líbano têm agora uma oportunidade única para alcançar um acordo histórico.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Turquia acusa Israel de desestabilizar o Médio Oriente

Recep Tayyip Erdogan endurece o tom e coloca Israel no centro da instabilidade regional.

Foto: Necati Savas - EPA

O presidente turco acusa o Governo de Netanyahu de ser o maior obstáculo à paz "não apenas para a Palestina, mas para o próprio povo israelita". Erdogan foi mais longe e lembrou o rasto de morte deixado pelas operações militares no Irão, na Palestina e no Líbano.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Guerra com o Irão já custou 28 mil milhões de dólares aos EUA

Até ao cessar fogo que começou na semana passada, a guerra com o Irão já custou aos norte-americanos 28 mil milhões de dólares. São cerca de 24 mil milhões de euros.

De acordo com as contas da NBC, estes 28 mil milhões de dólares dariam para financiar creche gratuita para dois milhões de crianças, pagar um seguro de saúde para três milhões de pessoas, entre outros apoios.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Estados Unidos ameaçam Teerão com retomar da guerra

Os Estados Unidos estão prontos a retomar a guerra com o Irão se não houver acordo sobre as exigências feitas pela Casa Branca. O secretário da Defesa avisou que o actual bloqueio do Estreito de Ormuz é aplicável a todos os navios de portos iranianos e vai manter-se o tempo que for necessário.

PUB
Momento-Chave
RTP /

Trump anunciou cessar-fogo de dez dias entre Israel e Líbano

Concordaram em iniciar um cessar-fogo de 10 dias às 22 horas, embora não tenha especificado qual dia começaria.

PUB