Em direto
Depressão Cláudia. A evolução do mau tempo em Portugal

Paquistão e Índia chegam a acordo para "cessar-fogo imediato"

Índia e Paquistão confirmaram este sábado a notícia de um cessar-fogo, após o anúncio feito nas redes sociais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Apesar de os países terem chegado a um acordo de paz, o Tratado das Águas do Indo continua suspenso, segundo fontes governamentais citadas pela Reuters.

Rachel Mestre Mesquita - RTP /
Adnan Abidi - Reuters

Ao cabo de semanas de confrontos desencadeados por um ataque contra turistas no mês passado na zona de Caxemira indiana, Índia e Paquistão anunciaram este sábado um acordo de cessar-fogo. Um entendimento obtido em negociações mediadas pelos EUA para pôr fim ao conflito entre os rivais com armas nucleares.

O ministro paquistanês das Relações Exteriores, Ishaq Dar, afirmou que ambos os países concordaram com um cessar-fogo de efeito imediato, numa publicação na rede social X.


"O Paquistão e a Índia concordaram com um cessar-fogo com efeito imediato. O Paquistão sempre lutou pela paz e segurança na região, sem comprometer a sua soberania e integridade territorial!", escreveu o também vice-primeiro-ministro do Paquistão.

Do lado da Índia, o acordo de cessar-fogo também foi confirmado numa breve conferência de imprensa pelo secretário das Relações Exteriores, Vikram Misri.

"O diretor-geral de operações militares do Paquistão ligou para o diretor-geral de operações militares da Índia às 15h35, no início desta tarde. Foi acordado entre eles que ambos os lados cessariam todos os combates e ações militares em terra, no ar e no mar, com efeito a partir das 17h00, hora padrão da Índia, de hoje (12:30 horas em Lisboa)", afirmou Vikram Misri.

Horas antes, o presidente norte-americano Donald Trump tinha afirmado nas redes socias que tanto a Índia como o Paquistão tinham concordado com um cessar-fogo, expressando satisfação pelo resultado das negociações lideradas pelos EUA.




"Parabéns a ambos os países por usarem o bom senso e a inteligência. Obrigado pela atenção dada a este assunto!"
, escreveu Donald Trump.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também  anunciou nas redes sociais que a Índia e o Paquistão "concordaram com um cessar-fogo imediato e com o início de negociações sobre um amplo conjunto de questões num local neutro".


"Elogiamos os primeiros-ministros Modi e Sharif pela sua sabedoria, prudência e habilidade política ao escolherem o caminho da paz", declarou Marco Rubio, na rede social X. 
PUB