Planos de segurança para Jogos Olímpicos de Paris roubados em comboio

por Carla Quirino - RTP
Gonzalo Fuentes - Reuters

Uma pasta com um computador e dois cartões de memória USB, que continham planos de segurança da polícia para os Jogos Olímpicos de Paris, foi roubada de um comboio na estação Gare du Nord, na capital francesa.

O computador e os dois cartões de memória estavam na posse de um engenheiro da Câmara de Paris, que apresentou queixa na noite de segunda-feira na esquadra de polícia da Gare du Nord.

Os equipamentos eletrónicos continham dados confidenciais referentes aos planos de segurança da competição olímpica, que vai realizar-se de 26 de julho a 11 de agosto deste ano, em Paris.

O engenheiro, de 56 anos, viajava na segunda-feira cerca das 19h30. Estava sentado num comboio com destino a Creil, em Oise, e colocou a pasta no porta-malas acima do assento, de acordo com as primeiras informações prestadas à polícia.

O homem deparou-se com um atraso na partida desse comboio e decidiu mudar para outro que também partia para Creil, segundo fonte policial que relata o depoimento do funcionário, citada no jornal The Guardian.Terá sido nesse momento que o dono da mala detetou a falta do computador profissional e dos cartões de memória USB.

Revelou ainda às autoridades que esses equipamentos continham dados sensíveis, nomeadamente os planos de segurança para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 da polícia municipal.

A investigação foi confiada à polícia regional de transportes de acordo com a publicação francesa, Le Parisien

O município de Paris ainda não comentou o sucedido, mas sabe-se que a câmara pretende mobilizar uma força de trabalho de dois mil agentes da polícia municipal para as Olimpíadas de 2024.

A operação policial tem previsto o destacamento de cerca de 35 mil seguranças para estarem presentes durante os jogos. França reforçará ainda a segurança olímpica com envio de dez mil soldados.
Tópicos
pub