Prémio Norte-Sul. Ativista pelas mulheres Jaha Dukureh e político ecologista Damien Carême são os galardoados

| Mundo
Prémio Norte-Sul. Ativista pelas mulheres Jaha Dukureh e político ecologista Damien Carême são os galardoados

A ver: Prémio Norte-Sul. Ativista pelas mulheres Jaha Dukureh e político ecologista Damien Carême são os galardoados

O prémio Norte-Sul foi entregue na Assembleia da República ao político ecologista Damien Carême e à gambiana Jaha Dukureh, ativista pelos direitos das mulheres. Esta embaixadora da ONU quis conhecer sobreviventes da mutilação genital feminina em Portugal.

Jaha Dukureh fez da sua história uma arma de luta pelos direitos das mulheres.

Nasceu na Gâmbia e voou para Nova Iorque, aos 15 anos, para casar com um homem que nunca tinha visto. Um casamento arranjado pela família.

A fundadora da organização "Safe Hands for Girls" e embaixadora da ONU Mulheres e o politico ecologista Damien Careme receberam o premio Norte Sul, do Conselho da Europa.

Uma cerimónia que aconteceu na Assembleia da República, em Lisboa. A ativista aproveitou para estar com raparigas como ela que sobreviveram ao corte dos lábios vaginais e do clitóris. Uma prática tida como cultural, em alguns países africanos.

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Estamos em plena campanha para as Legislativas. Não queremos aqui influenciar o seu voto, mas tratar as dúvidas que nos apareceram a nós e que podem também ser as suas.

      Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.