Programa nuclear da Coreia do Norte ainda sem prazo de validade

por RTP
Esta semana o Pentágono confirmou que o planeamento das próximas diligências diplomáticas, agendadas para agosto, estará essencialmente parado Jonathan Ernst - Reuters

O secretário norte-americano da Defesa, James Mattis, admitiu desconhecer as medidas tomadas pela Coreia do Norte para acabar com o programa de armas nucleares após a cimeira de Singapura. E em Washington ninguém sabe quando haverá nova reunião, o que vai esvaziando a promessa do Presidente dos Estados Unidos.

Após a cimeira de Singapura, Donald Trump afirmou que a Coreia do Norte tinha iniciado a destruição de um local de testes de motores com mísseis, ou que começaria imediatamente a fazê-lo após o regresso de Kim Jong-un a Pyongyang. O Presidente norte-americano ordenou, por sua vez, a suspensão de exercícios militares com a Coreia do Sul, uma exigência de longa data do regime norte-coreano.

Esta semana o Pentágono confirmou que o planeamento das próximas diligências diplomáticas, agendadas para agosto, estará essencialmente parado. 

"Não, não faço idea", disse o secretário da Defesa James Mattis, quando questionado, na quarta-feira, sobre eventuais medidas já tomadas pela Coreia do Norte para desmantelar o programa de armas nucleares. “As negociações detalhadas ainda não começaram. Não esperaria isso neste momento”, declarou.
"Acertar detalhes"

Após o encontro em Singapura, Trump disse que o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, se reuniriam esta semana com as autoridades norte-coreanas para "acertar os detalhes" do acordo de desnuclearização. 

"Reuniremo-nos na próxima semana para acertar detalhes", disse Trump numa conferência de imprensa pós-cimeira na Singapura. "Na próxima semana, juntamente com John Bolton e toda a nossa equipa, entraremos em detalhes para dar início ao acordo", continuou.

Para além de Trump, também Pompeo acreditava que as próximas reuniões com as autoridades norte-coreanas ocorreriam na semana após a cimeira de 12 de junho.

"Não sei exatamente qual será o tempo para a próxima conversa com a Coreia do Norte", disse o secretário de Estado, Mike Pompeo. "Diria que será bastante rápido assim que retornarmos aos nossos países de origem. Estou muito confiante de que, durante a próxima semana, iniciaremos o entendimento", acrescentou.

Algo que até agora não aconteceu. Na quarta-feira, Bolton reiterou que Pompeo e outros responsáveis políticos se reunirão em breve com a Coreia do Norte.

"Disseram que querem a desnuclearização completa e agora teremos que conversar sobre como conseguir isso. Acho que verão o desenvolvimento diplomático acontecer muito rapidamente", disse o conselheiro de segurança nacional à Fox News, sem mais detalhes.
pub