Mundo
Quinze momentos para a História na última década e meia
De uma forma geral, o início do século XXI foi caracterizado por uma época de prosperidade na Europa e nos Estados Unidos, seguida de uma forte recessão que teve início em 2008 e que se prolonga nos nossos dias. Este século fica para já na História como o da eleição de um afro-americano para Presidente dos Estados Unidos e por várias catástrofes naturais.
Em 15 anos da era 2000, o mundo transformou-se a grande velocidade e o mesmo aconteceu em Portugal. O 11 de Setembro veio limitar as liberdades individuais e a segurança coletiva em todo o lado do globo. A crise financeira - com origens no subprime norte-americano - veio mostrar que ninguém está a salvo das ondas de choque de uma crise localizada nos principais mercados. Durante o período de 1999/2014 destaca-se igualmente o desaparecimento de figuras marcantes do século XX. Seguem-se 15 momentos em que muito do nosso mundo mudou.
Sporting, 18 anos depois o título teve outro sabor
Finalmente. A 14 de maio de 2000, o Sporting sagrava-se campeão nacional, 18 anos depois, na época de 1999/2000.
Os leões até começaram mal, pois nas primeiras cinco jornadas ganharam dois jogos e empataram três, o que levou ao despedimento do treinador italiano Materazzi. Entrou, então, Augusto Inácio e tudo seria diferente.
O jogo marcante foi em Alvalade com o rival do norte, quando o Sporting venceu 2-0, com golos de Acosta e André Cruz. No entanto, a festa do título chegou só na última jornada frente ao Salgueiros com uma vitória fora por 0-4. À mesma hora, em Barcelos, o FC Porto perdia por 2-1, esfumando-se a única possibilidade de os dragões chegarem a um histórico sexto título consecutivo.
(Video)
Entre-os-Rios, o inimaginável
11 de Setembro, o Mundo mudou
Os ataques suicidas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos chocaram o mundo. Atribuídos à organização fundamentalista Al Qaeda, os ataques envolveram 19 terroristas e o sequestro de quatro aviões de passageiros.

Dois dos aparelhos foram "atirados"contra as Torres Gémeas (Twin Towers) no World Trade Center, em Nova Iorque. Ambos os edifícios desmoronaram-se duas horas após os impactos. Um terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono. O quarto avião caiu num campo aberto na Pensilvânia, depois de alguns passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave.
Quase três mil pessoas morreram durante os ataques do dia que mudou o mundo. Depois destes atentados, a Administração norte-americana, então liderada pelo republicano George W. Bush, envolveu-se em duas grandes guerras, no Iraque e Afeganistão.
(Video)
A moeda que deixou a Europa a fazer contas
O euro surgiu no dia a dia dos portugueses a 1 de janeiro de 2002 e, em simultâneo, para milhões de cidadãos europeus (300 milhões).

Na década de 70, economistas como Fred Arditti, Neil Dowling e Robert Tollison projetaram uma referência monetária comum na CEE. Com o tão falado Tratado de Maastricht aplicou-se a ideia para o Direito. Numa primeira fase, a moeda teve como nome o ECU (European Currency Unit) mas em 1995 a designação de “euro” foi a opção final.
Inicialmente, 12 Estados-membros adotaram a moeda única e atualmente a Zona Euro engloba 18 estados-membros. Em Portugal, a substituição do escudo pelo euro obrigou os portugueses a memorizar um valor mágico de conversão: aos 200,482 escudos correspondia 1 euro.
Genoma, a descodificação desejada
A descodificação do genoma humano - o código genético do Homem – foi uma das descobertas científicas mais celebradas pelos cientistas nas sociedades mais evoluídas. A 14 de abril de 2003 anunciou-se que o projeto, há muito em curso, fora concluído com sucesso, com a sequenciação, para outros apelidada de mapeamento, de 99 por cento do genoma humano com uma precisão de 99,99 por cento.

O genoma humano resume-se pelo conjunto de informação que permite construir e fazer funcionar o organismo de uma pessoa.
A informação encontra-se no interior de cada célula e pode revelar as causas do desenvolvimento de certas doenças, permitindo evitá-las ou mesmo combatê-las.
Euro 2004, festa do futebol e tragédia grega
O Campeonato Europeu de Futebol 2004 teve lugar em Portugal entre 12 de junho e 4 de julho de 2004. A competição foi ganha pela Grécia, uma das seleções menos favoritas, que bateu Portugal na final por 1-0, golo de Angelos Charisteas, no Estádio da Luz.

A prova decorreu sem grandes incidentes, sendo considerado pela UEFA como um dos melhores e mais bem organizados europeus de futebol de sempre. Para pôr de pé o evento desportivo, Portugal construiu e renovou dez estádios que custaram cerca de 665 milhões de euros.
(Video)
Tsunami, um dia de sol transforma-se em pesadelo
O tsunami do Oceano Índico, de 26 de dezembro de 2004, surgiu após um sismo submarino, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O terremoto causou uma série de ondas devastadoras com cerca de dez metros, matando mais de 230 mil pessoas em 14 países diferentes.
Foi um dos mais mortais desastres naturais da História. Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Malásia, Maldivas e Bangladesh foram os países mais afetados, mas as ondas mortais chegaram também à costa africana. Com uma magnitude entre 9,1 e 9,3 na escala de Richter foi o terceiro maior abalo já registado por um sismógrafo.
(Video)
O Papa peregrino cumpriu a sua missão
João Paulo II, Karol Wojtyla de seu nome, foi o único Papa eslavo e polaco. Destacou-se no século XX, pois teve um papel fundamental no fim do comunismo na Polónia e na tensão da bipolar da Guerra Fria.
Sofreu uma tentativa de assassinato no dia 13 de maio de 1981, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano. O Papa foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca, um terrorista turco. Mais tarde, perdoou o ato. Joao Paulo II passou por 129 países e esteve em Portugal no ano 2000.

A 2 de abril de 2005 morreu. O seu estado de saúde era débil, agravado pela doença de Parkinson. Em abril de 2014, no final da canonização de João XXIII e João Paulo II, os peregrinos não conseguiram esconder a emoção na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Obama: yes he can
A 4 de novembro de 2008, o democrata Barack Obama é eleito Presidente dos Estados Unidos. É o primeiro afro-americano a conseguir tal feito. Obama derrotou o republicano John McCain.
A Guerra do Iraque e a impopularidade do Presidente George W. Bush facilitaram o caminho para a Casa Branca. Com a crise financeira a sentir-se, Obama chegou à vitória com uma mensagem de sucesso: “Yes, we can!”.

Alguns meses depois, Barack Hussein Obama II, advogado, recebeu o Nobel da Paz. Na política interna destaca-se o controverso projeto Obamacare, um programa de cuidados de saúde para proteger os norte-americanos sem seguros de saúde públicos ou privados.
Na política externa, Obama acabou com a Guerra do Iraque e aumentou a presença militar no Afeganistão. Surpreendente foi a operação militar no Paquistão que resultou na morte de Osama bin Laden. Obama foi reeleito em 2012 .
(Audio)
A crise do subprime e a quebra do crédito
O ano de 2008 foi marcado pela crise financeira mundial, iniciada no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Neste período, constatou-se um aumento da produção de estudos sobre as determinantes da crise no sistema bancário.

Uma vez mais, todavia, as conclusões encontradas nem sempre convergem em modelos que possam eficazmente prever o futuro. Na altura, o atual Presidente dos EUA, ainda candidato à Casa Branca, disse que a falência do quarto maior banco, o Lehman Brothers, iria ser a maior ameaça para os EUA e para a sua economia desde a grande depressão.
A queda nos preços de imóveis a partir de 2006 e o colapso financeiro de muitos investidores arrastaram vários bancos para uma situação de insolvência, repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo.
"Bis" de Cristiano Ronaldo
Em 2008, Cristiano Ronaldo tornava-se no terceiro português a ser considerado o melhor jogador do mundo depois do "rei" Eusébio, em 1965, e de Luís Figo, em 2000.

O então jogador do Manchester United bateu Lionel Messi e Fernando Torres. Cinco anos depois (2013), Ronaldo conquistava novamente a Bola de Ouro. O prémio foi criado pela revista francesa France Football. Era conhecido mundialmente como o Futebolista do Ano na Europa.
Em julho de 2010 foi anunciada a unificação do prémio com o de melhor jogador do mundo pela FIFA. A primeira Bola de Ouro foi entregue em janeiro de 2011, passando a chamar-se FIFA Ballon d'Or.
(Video)
Troika: cortar é a palavra de ordem
Quando a 6 de abril de 2011 o então primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou o pedido de ajuda externa, o país ainda não sabia o que realmente lhe estava reservado.
A palavra troika vulgarizou-se na vida dos portugueses à medida que se se foi ajustando salários, pensões, subsídios, orçamentos públicos, impostos, etc. Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional negociaram um valor de 78 mil milhões de euros e com juros que variavam entre os 3,25 e os seis por cento.

Depois, o Governo de coligação PSD/CDS-PP executou mais cortes orçamentais. O país indignou-se, com manifestações mais vigorosas. Aumentou a tensão social e política. Portugal mudou as leis laborais, o desemprego disparou e a emigração cresceu. A troika partiu a 17 de maio de 2013, mas os portugueses terão de pagar as dívidas contraídas. Portugal vive ainda um dos momentos mais críticos em democracia.
(Video)
Água em Marte
Em 2004, o robot geólogo Spirit abriu caminho a novos desafios em solo marciano. No entanto, foi a sonda Curiosity, no segundo semestre de 2013, a fazer a descoberta mais aguardada e com base em amostras recolhidas: água no solo de Marte.
Ao contrário do que muitos imaginam, não foi encontrado nenhum lago ou curso de água, mas sim moléculas contidas em outros minerais. Os investigadores acreditam que dois por cento do solo de Marte é constituído por água. Assim, os primeiros astronautas a chegarem ao Planeta Vermelho poderão saciar a sede.
A Curiosity recolheu amostras do solo e aqueceu-as, separando a água de outros minerais. A descoberta surgiu depois de a própria Curiosity ferver as amostras a uma temperatura de 835 graus. A descoberta terá impacto na exploração espacial e nas futuras missões. No entanto, a mesma sonda detetou baixos índices de presença de metano, o que desmoralizou os cientistas na busca de vida em Marte.
(Video)
Mandela, respeito mundial
Nelson Mandela foi considerado como o mais importante líder da África Negra. Venceu o Nobel da Paz em 1993 e tornou-se no "pai" da moderna nação sul-africana. Madiba passou 27 anos na prisão e foi libertado em 1990. O seu empenho no combate à segregação racial do regime apartheid valeu-lhe, posteriormente, a eleição como primeiro Presidente da África do Sul livre.
Ficaram célebres os passos de Mandela ao sair da prisão de Victor Vester, onde atualmente existe uma estátua em bronze de três metros de altura.
A 22 de abril de 1991 foi agraciado em Portugal com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Em junho de 2013, já com 95 anos, foi internado em estado grave com uma infeção pulmonar, à qual não resistiu. Morreu no dia 5 de dezembro de 2013. O Presidente sul-africano Jacob Zuma referiu na altura: "A nação perde seu maior líder".
(Video)
Eusébio, o adeus ao "rei"
Um moçambicano que deu nas vistas no Sporting de Lourenço Marques. Eusébio da Silva Ferreira acabou por ingressar no Benfica. Embaixador do futebol português, o homem e o profissional representaram o emblema do Benfica e da seleção portuguesa.
Conhecido pela velocidade, pela técnica apurada e pela violência dos remates - chamaram-lhe Pantera Negra -, foi o melhor marcador da história do clube lisboeta, com 638 golos em 614 jogos oficiais.
Conquistou 11 campeonatos, cinco taças de Portugal e uma Taça dos Campeões Europeus, na época de 1961-62. Eusébio sofreu, nos últimos anos, de problemas cardíacos.
A 5 de janeiro de 2014, o desporto mundial ficou de luto, os adeptos benfiquistas choraram a perda e o Governo decretou mesmo três dias de luto nacional.
(Video)
Sporting, 18 anos depois o título teve outro sabor
Finalmente. A 14 de maio de 2000, o Sporting sagrava-se campeão nacional, 18 anos depois, na época de 1999/2000.
Os leões até começaram mal, pois nas primeiras cinco jornadas ganharam dois jogos e empataram três, o que levou ao despedimento do treinador italiano Materazzi. Entrou, então, Augusto Inácio e tudo seria diferente.
(Video)
Entre-os-Rios, o inimaginável
O país ficou em choque com a chamada Tragédia de Entre-os-Rios. Um acidente ocorrido a 4 de março de 2001 depois do colapso da ponte Hintze Ribeiro, inaugurada em 1887 e que fazia a ligação entre Castelo de Paiva e a localidade de Entre-os-Rios.
Morreram 59 pessoas, incluindo os passageiros de um autocarro e três carros que tentavam alcançar a outra margem do Rio Douro. O desastre mereceu acusações de negligência do Governo português, levando mesmo à demissão do ministro Jorge Coelho.
(Video)Morreram 59 pessoas, incluindo os passageiros de um autocarro e três carros que tentavam alcançar a outra margem do Rio Douro. O desastre mereceu acusações de negligência do Governo português, levando mesmo à demissão do ministro Jorge Coelho.
11 de Setembro, o Mundo mudou
Os ataques suicidas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos chocaram o mundo. Atribuídos à organização fundamentalista Al Qaeda, os ataques envolveram 19 terroristas e o sequestro de quatro aviões de passageiros.
Dois dos aparelhos foram "atirados"contra as Torres Gémeas (Twin Towers) no World Trade Center, em Nova Iorque. Ambos os edifícios desmoronaram-se duas horas após os impactos. Um terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono. O quarto avião caiu num campo aberto na Pensilvânia, depois de alguns passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave.
Quase três mil pessoas morreram durante os ataques do dia que mudou o mundo. Depois destes atentados, a Administração norte-americana, então liderada pelo republicano George W. Bush, envolveu-se em duas grandes guerras, no Iraque e Afeganistão.
(Video)
A moeda que deixou a Europa a fazer contas
O euro surgiu no dia a dia dos portugueses a 1 de janeiro de 2002 e, em simultâneo, para milhões de cidadãos europeus (300 milhões).
Na década de 70, economistas como Fred Arditti, Neil Dowling e Robert Tollison projetaram uma referência monetária comum na CEE. Com o tão falado Tratado de Maastricht aplicou-se a ideia para o Direito. Numa primeira fase, a moeda teve como nome o ECU (European Currency Unit) mas em 1995 a designação de “euro” foi a opção final.
Inicialmente, 12 Estados-membros adotaram a moeda única e atualmente a Zona Euro engloba 18 estados-membros. Em Portugal, a substituição do escudo pelo euro obrigou os portugueses a memorizar um valor mágico de conversão: aos 200,482 escudos correspondia 1 euro.
A descodificação do genoma humano - o código genético do Homem – foi uma das descobertas científicas mais celebradas pelos cientistas nas sociedades mais evoluídas. A 14 de abril de 2003 anunciou-se que o projeto, há muito em curso, fora concluído com sucesso, com a sequenciação, para outros apelidada de mapeamento, de 99 por cento do genoma humano com uma precisão de 99,99 por cento.
O Campeonato Europeu de Futebol 2004 teve lugar em Portugal entre 12 de junho e 4 de julho de 2004. A competição foi ganha pela Grécia, uma das seleções menos favoritas, que bateu Portugal na final por 1-0, golo de Angelos Charisteas, no Estádio da Luz.
A prova decorreu sem grandes incidentes, sendo considerado pela UEFA como um dos melhores e mais bem organizados europeus de futebol de sempre. Para pôr de pé o evento desportivo, Portugal construiu e renovou dez estádios que custaram cerca de 665 milhões de euros.
Tsunami, um dia de sol transforma-se em pesadelo
O tsunami do Oceano Índico, de 26 de dezembro de 2004, surgiu após um sismo submarino, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O terremoto causou uma série de ondas devastadoras com cerca de dez metros, matando mais de 230 mil pessoas em 14 países diferentes.
Foi um dos mais mortais desastres naturais da História. Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Malásia, Maldivas e Bangladesh foram os países mais afetados, mas as ondas mortais chegaram também à costa africana. Com uma magnitude entre 9,1 e 9,3 na escala de Richter foi o terceiro maior abalo já registado por um sismógrafo.
João Paulo II, Karol Wojtyla de seu nome, foi o único Papa eslavo e polaco. Destacou-se no século XX, pois teve um papel fundamental no fim do comunismo na Polónia e na tensão da bipolar da Guerra Fria.
Sofreu uma tentativa de assassinato no dia 13 de maio de 1981, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano. O Papa foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca, um terrorista turco. Mais tarde, perdoou o ato. Joao Paulo II passou por 129 países e esteve em Portugal no ano 2000.
A 2 de abril de 2005 morreu. O seu estado de saúde era débil, agravado pela doença de Parkinson. Em abril de 2014, no final da canonização de João XXIII e João Paulo II, os peregrinos não conseguiram esconder a emoção na Praça de São Pedro, no Vaticano.
A 4 de novembro de 2008, o democrata Barack Obama é eleito Presidente dos Estados Unidos. É o primeiro afro-americano a conseguir tal feito. Obama derrotou o republicano John McCain.
A Guerra do Iraque e a impopularidade do Presidente George W. Bush facilitaram o caminho para a Casa Branca. Com a crise financeira a sentir-se, Obama chegou à vitória com uma mensagem de sucesso: “Yes, we can!”.
Alguns meses depois, Barack Hussein Obama II, advogado, recebeu o Nobel da Paz. Na política interna destaca-se o controverso projeto Obamacare, um programa de cuidados de saúde para proteger os norte-americanos sem seguros de saúde públicos ou privados.
Na política externa, Obama acabou com a Guerra do Iraque e aumentou a presença militar no Afeganistão. Surpreendente foi a operação militar no Paquistão que resultou na morte de Osama bin Laden. Obama foi reeleito em 2012 .
(Audio)
O ano de 2008 foi marcado pela crise financeira mundial, iniciada no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Neste período, constatou-se um aumento da produção de estudos sobre as determinantes da crise no sistema bancário.
Uma vez mais, todavia, as conclusões encontradas nem sempre convergem em modelos que possam eficazmente prever o futuro. Na altura, o atual Presidente dos EUA, ainda candidato à Casa Branca, disse que a falência do quarto maior banco, o Lehman Brothers, iria ser a maior ameaça para os EUA e para a sua economia desde a grande depressão.
A queda nos preços de imóveis a partir de 2006 e o colapso financeiro de muitos investidores arrastaram vários bancos para uma situação de insolvência, repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo.
Em 2008, Cristiano Ronaldo tornava-se no terceiro português a ser considerado o melhor jogador do mundo depois do "rei" Eusébio, em 1965, e de Luís Figo, em 2000.
O então jogador do Manchester United bateu Lionel Messi e Fernando Torres. Cinco anos depois (2013), Ronaldo conquistava novamente a Bola de Ouro. O prémio foi criado pela revista francesa France Football. Era conhecido mundialmente como o Futebolista do Ano na Europa.
Em julho de 2010 foi anunciada a unificação do prémio com o de melhor jogador do mundo pela FIFA. A primeira Bola de Ouro foi entregue em janeiro de 2011, passando a chamar-se FIFA Ballon d'Or.
Troika: cortar é a palavra de ordem
Quando a 6 de abril de 2011 o então primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou o pedido de ajuda externa, o país ainda não sabia o que realmente lhe estava reservado.
A palavra troika vulgarizou-se na vida dos portugueses à medida que se se foi ajustando salários, pensões, subsídios, orçamentos públicos, impostos, etc. Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional negociaram um valor de 78 mil milhões de euros e com juros que variavam entre os 3,25 e os seis por cento.
Depois, o Governo de coligação PSD/CDS-PP executou mais cortes orçamentais. O país indignou-se, com manifestações mais vigorosas. Aumentou a tensão social e política. Portugal mudou as leis laborais, o desemprego disparou e a emigração cresceu. A troika partiu a 17 de maio de 2013, mas os portugueses terão de pagar as dívidas contraídas. Portugal vive ainda um dos momentos mais críticos em democracia.
Em 2004, o robot geólogo Spirit abriu caminho a novos desafios em solo marciano. No entanto, foi a sonda Curiosity, no segundo semestre de 2013, a fazer a descoberta mais aguardada e com base em amostras recolhidas: água no solo de Marte.
Ao contrário do que muitos imaginam, não foi encontrado nenhum lago ou curso de água, mas sim moléculas contidas em outros minerais. Os investigadores acreditam que dois por cento do solo de Marte é constituído por água. Assim, os primeiros astronautas a chegarem ao Planeta Vermelho poderão saciar a sede.
A Curiosity recolheu amostras do solo e aqueceu-as, separando a água de outros minerais. A descoberta surgiu depois de a própria Curiosity ferver as amostras a uma temperatura de 835 graus. A descoberta terá impacto na exploração espacial e nas futuras missões. No entanto, a mesma sonda detetou baixos índices de presença de metano, o que desmoralizou os cientistas na busca de vida em Marte.
Nelson Mandela foi considerado como o mais importante líder da África Negra. Venceu o Nobel da Paz em 1993 e tornou-se no "pai" da moderna nação sul-africana. Madiba passou 27 anos na prisão e foi libertado em 1990. O seu empenho no combate à segregação racial do regime apartheid valeu-lhe, posteriormente, a eleição como primeiro Presidente da África do Sul livre.
Ficaram célebres os passos de Mandela ao sair da prisão de Victor Vester, onde atualmente existe uma estátua em bronze de três metros de altura.
A 22 de abril de 1991 foi agraciado em Portugal com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Em junho de 2013, já com 95 anos, foi internado em estado grave com uma infeção pulmonar, à qual não resistiu. Morreu no dia 5 de dezembro de 2013. O Presidente sul-africano Jacob Zuma referiu na altura: "A nação perde seu maior líder".
(Video)
Um moçambicano que deu nas vistas no Sporting de Lourenço Marques. Eusébio da Silva Ferreira acabou por ingressar no Benfica. Embaixador do futebol português, o homem e o profissional representaram o emblema do Benfica e da seleção portuguesa.
Conhecido pela velocidade, pela técnica apurada e pela violência dos remates - chamaram-lhe Pantera Negra -, foi o melhor marcador da história do clube lisboeta, com 638 golos em 614 jogos oficiais.
Conquistou 11 campeonatos, cinco taças de Portugal e uma Taça dos Campeões Europeus, na época de 1961-62. Eusébio sofreu, nos últimos anos, de problemas cardíacos.
A 5 de janeiro de 2014, o desporto mundial ficou de luto, os adeptos benfiquistas choraram a perda e o Governo decretou mesmo três dias de luto nacional.
(Video)