Reino Unido e Índia fecham novos acordos no valor de mil milhões de libras

por Lusa
Toby Melville - Reuters

O Reino Unido e a Índia alcançaram novos acordos comerciais e de investimento no valor total de mil milhões de libras, podendo criar 6.500 empregos em setores como a tecnologia e saúde, anunciou hoje o Governo britânico. 

Do pacote de 533 milhões de libras (615 milhões de euros) de novos investimentos da Índia no Reino Unido, 240 milhões de libras (277 milhões de euros) pertencem ao Serum Institute da Índia, um dos maiores fabricantes mundiais de vacinas, para criar um escritório de vendas e financiar estudos clínicos.

O Serum Institute da Índia é o principal produtor da vacina da AstraZeneca, desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford. 

Na última semana, o Reino Unido enviou 1.200 ventiladores, 495 concentradores de oxigénio e três unidades de geração de oxigénio para a Índia, onde uma segunda vaga da covid-19 sobrecarregou o sistema de saúde.

O Instituto iniciou a primeira fase de testes clínicos no Reino Unido de uma vacina nasal de dose única contra a covid-19, em parceria com a Codagenix.

Do lado britânico, o Governo estima que os novos acordos valem mais de 446 milhões de libras (515 milhões de euros) em exportações, como por exemplo de sistemas cirúrgicos robotizados.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, pretende falar por videoconferência esta tarde com o homólogo indiano, Narendra Modi, para estreitar ainda mais as relações entre Reino Unido e a Índia nas áreas do comércio, saúde, ambiente e defesa.

"Na próxima década, com a ajuda da nova parceria assinada hoje e de um amplo Acordo de Comércio Livre, duplicaremos o valor da nossa parceria comercial com a Índia e levaremos o relacionamento entre os nossos dois países a novos patamares", afirmou Johnson.

A ministra do Comércio, Liz Truss, revelou na Sky News a intenção de alcançar um acordo de comércio livre até ao outono. 

Atualmente, estima-se que o comércio entre os dois países movimente 23 mil milhões de libras (27 mil milhões de euros) e sustente meio milhão de empregos.

O anúncio acontece dias antes da Cimeira UE-Índia, agendada para sábado, um dos eventos centrais da presidência portuguesa do Conselho da UE, que decorre neste primeiro semestre do ano.

Inicialmente previsto que decorresse em formato presencial, com a participação de Narendra Modi no Porto, a reunião será virtual devido à situação pandémica da Índia.

As discussões entre a UE e a Índia sobre um acordo de comércio acontecem oito anos após uma série de 16 rondas de negociação sem sucesso.

Tópicos
pub