Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Reino Unido, França e Alemanha exigem "investigação credível" do caso Khashoggi

por Lusa
Reuters

Londres, 14 out (Lusa) -- Os chefes das diplomacias do Reino Unido, França e Alemanha publicaram hoje uma declaração comum dirigida às autoridades sauditas em que exigem uma "investigação credível" ao desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

Khashoggi está desaparecido desde 02 de outubro, dia em que entrou no consulado saudita em Istambul, na Turquia, e nunca mais foi visto. Fontes policiais citadas pela imprensa turca afirmaram que o jornalista foi morto no consulado, o que é negado pelas autoridades sauditas.

"Defender a liberdade de expressão e uma imprensa livre e assegurar a proteção dos jornalistas são prioridades essenciais para a Alemanha, o Reino Unido e França", afirmam no texto os ministros dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Mass, britânico, Jeremy Hunt, e francês, Jean-Yves Le Drian.

"Por isso, tem de haver uma investigação credível", afirmam os ministros, que dizem encarar o caso "com a maior seriedade".

"É necessária uma investigação credível que determine a verdade sobre o que aconteceu e -- se relevante -- identificar os responsáveis pelo desaparecimento de Jamal Khashoggi e assegurar que respondem" perante a justiça, acrescentam.

Os ministros encorajam "esforços conjuntos turco-sauditas" e dizem esperar que "o governo saudita dê uma resposta completa e pormenorizada", precisando ter comunicado essa mensagem às autoridades sauditas.

Tópicos
pub