Reino Unido. Princesa de Gales anuncia diagnóstico de cancro

por RTP
BBC via Reuters

Num vídeo emitido esta sexta-feira pela BBC, a princesa de Gales, Kate Middleton, anunciou que foi diagnosticada com cancro e está na fase inicial dos tratamentos de quimioterapia.

Após várias semanas de especulação sobre a saúde da princesa de Gales, Kate Middleton anunciou esta sexta-feira que está a iniciar tratamentos de quimioterapia.

A situação clínica foi identificada pela equipa médica após uma cirurgia abdominal, em janeiro.

"Claro que isto foi tudo um grande choque, o William e eu temos tentado fazer tudo o que podemos para processar e gerir tudo isto de forma privada para o bem da nossa jovem família", afirmou no vídeo transmitido pela BBC.

No entanto, a princesa de Gales deixou uma mensagem de otimismo: "Estou bem e estou a ficar mais forte a cada dia", afirmou.

Kate Middleton acrescenta que "demorou algum tempo" a recuperar da cirurgia antes de iniciar o tratamento. A princesa de 42 anos foi internada a 16 de janeiro para a realização de uma cirurgia abdominal.

Na altura, o Palácio de Buckingham recusou-se a divulgar por que motivo Kate Middleton foi submetida a essa intervenção cirúrgica, mas adiantou que não se devia a uma condição cancerígena.

A princesa de Gales adiantou hoje que o cancro só foi identificado após a cirurgia. "Os exames após a operação revelaram a presença de um cancro. Portanto, a minha equipa médica entendeu que deveria fazer quimioterapia preventiva e agora estou na fase inicial desse tratamento", afirmou a princesa.

"Para todos os que enfrentam esta doença, seja de que forma for, por favor não percam a fé nem a esperança. Não estão sozinhos", acrescentou, pedindo "algum tempo, espaço e privacidade".

O rei Carlos III reagiu ao anúncio da princesa através de um porta-voz, elogiando a sua coragem e dizendo-se "muito orgulhoso" pela declaração pública sobre o seu cancro.

Carlos "está muito orgulhoso" pela coragem de Kate Middleton "em falar como falou". Mais adianta que permaneceu "em contacto próximo" com a nora nas últimas semanas e que passaram tempo juntos no hospital.

Carlos e Camila "vão continuar a dar o seu amor e apoio a toda a família neste momento difícil". De recordar que também o rei Carlos III foi recentemente diagnosticado com cancro após um procedimento médico.

Também na reação ao anúncio de Kate Middleton, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou esta sexta-feira que a princesa de Gales "tem o amor e o apoio de todo o país" enquanto continua a sua recuperação, pedindo que haja "privacidade" durante o tratamento.

"Demonstrou uma enorme coragem com a sua declaração de hoje. Nas últimas semanas, esteve sujeita a um intenso escrutínio e foi tratada injustamente por certos setores de media em todo o mundo e nas redes sociais", considerou o chefe do Governo britânico.
Tópicos
pub