Rússia ao lado da China. Lavrov acusa EUA de violarem "princípio da igualdade de soberania dos Estados"

por RTP
Reuters

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, veio esta sexta-feira apelar a uma reação internacional ao que classificou como violações do princípio da soberania por parte dos Estados Unidos. Uma posição assumida durante um encontro com o homólogo chinês, Wang Yi.

"Estou convencido de que a nossa parceria estratégica é um dos pilares do movimento para o triunfo do Direito Internacional", clamou Lavrov, em declarações citadas pela agência Interfax.

"Antes de mais, da Carta das Nações Unidas, que proclamou o princípio da igualdade de soberania dos Estados. Os Estados Unidos violam este princípio em todo o lado e isto exige uma reação", acentuou o governante russo. Lavrov acusou os Estados Unidos de procurarem "impor o domínio" em várias regiões do mundo.

O encontro com Wang Yi realizou-se na capital do Camboja, Phnom Penh, à margem de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Ainda de acordo com Lavrov, os norte-americanos decidiram "transformar a Ucrânia numa ameaça à Federação Russa e ignoraram durante anos a política racista do regime de Kiev, que destruiu tudo o que era russo".

"Fizeram o mesmo no caso da visita de Nancy Pelosi a Taiwan, ignorando os próprios princípios proclamados publicamente e de cujo apego tentaram convencer toda a gente", rematou o ministro russo dos Negócios Estrangeiros.

c/ agências

Tópicos
pub