Rússia avisa Israel: bombardeamentos contra a Síria têm de parar

| Mundo

A porta-voz do MNE russo, Maria Zakharova
|

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo advertiu Israel contra a prática continuada de bombardeamentos aéreos em território sírio, sublinhando que essa prática vai contra os interesses de todos os países envolvidos - e também de Israel.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, citada pela agência Reuters, declarou que "a prática de bombardeamentos arbitrários no território de um Estado soberano - estamos a falar da Síria neste caso - deveria ser posta de lado".

A isto acrescentou que bombardeamentos como Israel os tem levado a cabo nos últimos dias agravam as tensões, afectando negativamente os interesses de todos os países da região, incluindo Israel. E concluiu: "Nunca poderemos permitir que a Síria, que sofreu com um conflito armado durante anos, se transforme numa arena para ajustes de contas geopolíticas".

A Síria também pediu hoje ao Conselho de Segurança da ONU que condene os bombardeamentos israelitas, perguntando o seu enviado à ONU, Bashar Al-Ja'afari: "Será que para chamar a atenção dos provocadores de guerras deste Conselho precisamos de usar do nosso legítimo direito de autodefesa e responder à agressão israelita contra o Aeroporto Internacional de Damasco, da mesma forma, contra o Aeroporto de Telaviv?"

A discussão foi suscitada pelo bombardeamento israelita de domingo à noite contra o Aeroporto de Damasco, alegadamente contra alvos iranianos, e alegadamente em resposta a mísseis terra-terrra que foram disparados contra Israel. Do ataque resultaram 21 mortos.

Tópicos:

Bombardeamentos, Irão, Israel, Rússia, Síria,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um novo livro retoma o pensamento de Agostinho da Silva. O repórter da Antena 1 Mário Galego foi ao lançamento.

Samantha Power, ex-embaixadora de Barack Obama nas Nações Unidas, concedeu uma entrevista à RTP.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.