Especial
Governo apresentou a proposta de Orçamento do Estado para 2025

Rússia reúne diplomatas árabes e defende "contenção" regional

por Lusa

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, reuniu-se hoje com embaixadores de países árabes em Moscovo, defendendo conjuntamente que os envolvidos nos conflitos do Médio Oriente "devem abster-se de ações provocatórias e mostrar contenção".

Depois do encontro, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, informou que na reunião, realizada a pedido dos diplomatas árabes, foi sublinhado que "todas as partes envolvidas devem abster-se de ações provocatórias e mostrar contenção".

A mesma fonte afirmou que os participantes na reunião apelaram ao fim imediato das ações de combate na zona do conflito israelo-palestiniano.

"Ao mesmo tempo, foi manifestada grande preocupação com os riscos crescentes de uma guerra de grandes proporções no Médio Oriente, com consequências devastadoras para toda a região, no contexto da resposta ao ataque do Irão com mísseis contra Israel no dia 01 de outubro", acrescentou.

Zakharova sublinhou que a Rússia está "extremamente preocupada com esta nova e perigosa escalada no Médio Oriente".

"Avisámos em numerosas ocasiões que a falta de resolução de uma série de crises nessa parte do mundo, em primeiro lugar e acima de tudo o conflito israelo-palestiniano, conduz a um novo agravamento da situação", indicou.

Tópicos
PUB