Sagres, a viagem 500 anos depois

por RTP

Foto: Marinha Portuguesa, DR

Em janeiro de 2020, a "Sagres", navio-escola da Armada portuguesa, iniciou a viagem à volta do mundo que era suposto durar um ano. Finalmente, por força da pandemia, a viagem durou quatro meses e só deu a volta ao Atlântico.

Mas a RTP esteve presente numa parte desse périplo encurtado e pôde recolher imagens da faina de todos os dias, dos exercícios para a eventualidade de emergências, da actividade oceanográfica, dos dias de mar chão e também de algumas intempéries. Pôde recolher depoimentos de marinheiros e de oficiais, no início de uma viagem que, pensava-se ainda, ia separá-los das famílias durante mais de um ano. A equipa de reportagem da RTP ficou assim a conhecer alguma coisa sobre o quotidiano de bordo e também sobre o olhar da guarnição sobre o seu trabalho, a sua vida, as suas partidas e os seus regressos.

"Sagres, a Viagem 500 Anos Depois" é uma reportagem de Sofia Leite e António Louçã, com imagem de Rui Manuel Silva, Filipe Valente e Carlos Pinota, edição vídeo de Sérgio Alexandre, pós-produção áudio de Rui Soares e produção de Gonçalo Silva, Natacha Silva Frey e Olinda Lambuça.

pub