Reportagem

Sismo em Marrocos. A situação ao minuto

por RTP

O abalo de sexta-feira à noite em Marrocos já fez mais de duas mil vítimas mortais. A situação é acompanhada ao minuto

Emissão RTP3


Reuters

Mais atualizações Voltar ao topo
por RTP

Sismo. Ruas de Marrocos voltam a ser abrigo mais seguro

Pelo segundo dia consecutivo, as ruas de Marrocos voltam a ser os abrigos seguros dos moradores. O governo mandou instalar tendas provisórias, mas a população queixa-se de falta de apoio.

pub
por RTP

Portugueses retirados de Marrocos em voo da Força Aérea

Foto: Hannah McKay - Reuters

Já estão em Portugal 102 portugueses vindos de Marraquexe. Vieram num voo especial da Força Aérea. Dois deles estavam feridos.

pub
Momento-Chave
por RTP

Marrocos aceita ajuda de Reino Unido, Catar, Emirados Árabes Unidos e Espanha

São já mais de duas mil vítimas mortais. O sismo em Marrocos provocou uma catástrofe em algumas localidades. A televisão estatal disse esta tarde que há 2122 mortos e 2421 feridos. Marrocos aceitou o apoio de Reino Unido, Catar, Emirados Árabes Unidos e Espanha e acrescenta que, por enquanto, não precisa de mais ajuda.

pub
por RTP

Enviados da RTP testemunham devastação em Marrocos

Foto: Nacho Doce - Reuters

A destruição provocada pelo sismo na cordilheira do Atlas foi testemunhada pelos enviados especiais da RTP. Há aldeias totalmentes destruídas que choram agora a perda de vidas e de bens.

pub
Momento-Chave
por RTP

Marrocos aceita ajuda de quatro países

O ministério do Interior de Marrocos anunciou este domingo que aceitou a ajuda de quatro países. São eles Espanha, Reino Unido, Qatar e Emirados Árabes Unidos. O ministério lembrou que outros países, que incluem Portugal e França, também ofereceram ajuda para missões de busca e salvamento.
pub
por Lusa

António Costa salienta que Portugal tem equipas em prontidão para apoiar

 

O primeiro-ministro salientou hoje que Portugal tem equipas de proteção civil e medicina legal em estado de prontidão para apoiar Marrocos e que o Governo continua a acompanhar a situação dos portugueses que se encontram naquele país.

António Costa falava aos jornalistas após ter almoçado com empresários portugueses investidores no Chile e de ter estado esta manhã reunido com o Presidente do México, Lopez Obrador.

O balanço provisório do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu hoje para 2.122 o número de mortos e para 2.421 o de feridos.

"Já disponibilizámos ao Reino de Marrocos a total disponibilidade de Portugal participar no apoio que entenda necessário. Até agora, não nos foi solicitado qualquer apoio, mas temos disponíveis, quer na área da proteção civil, quer na área da medicina legal. Temos equipas que estão em estado de prontidão para apoiarem o Reino de Marrocos se houver alguma solicitação nesse sentido", declarou o primeiro-ministro.

Perante os jornalistas, António Costa afirmou que, "desde a primeira hora, o Governo manifestou o pesar ao rei de Marrocos, ao povo marroquino e a todos aqueles que têm famílias enlutadas".

A seguir, observou que, no sábado, Portugal realizou uma operação de transferência de cidadãos nacionais que se encontravam em Marrocos e que manifestaram a sua intenção de regressar.

"Um avião da Força Aérea, durante a noite, retirou cerca de 140 portugueses que estavam em Marrocos e que entenderam regressar a Portugal. Continuamos a acompanhar a situação dos portugueses que estão em Marrocos. Aqueles que quiserem regressar apoiaremos, mas aqueles que quiserem permanecer são obviamente livre de permanecer", acrescentou.

O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos

pub
por RTP

Marrocos. Província de Al Haouz foi uma das mais afetadas pelo sismo

A equipa da RTP em Marrocos foi até à província de Al Haouz, uma das mais afetadas pelo sismo que devastou a região de Marraquexe na sexta-feira passada. Por entre os escombros, muitos são os sobreviventes que ainda procuram por bens pessoais.

pub
Momento-Chave
por RTP

Balanço sobe para as 2122 vítimas mortais

A televisão do estado de Marrocos anunciou na tarde deste domingo que o novo balanço após o sismo de sexta-feira aponta para as 2122 vítimas mortais, havendo 2421 feridos.
pub
Momento-Chave
por RTP

RTP acompanha trabalhos de resgate após sismo em Marrocos

Os enviados da RTP Soraia Ramos e Cláudio Calhau estão em Asni, onde constataram a destruição da cidade.

pub
Momento-Chave
por RTP

Construção marroquina explica em parte destruição do sismo

A intensidade do sismo e as características da construção em Marrocos explicam a destruição e o elevado número de vítimas. Os especialistas avisam que este deve ser um alerta para que seja reforçada a estratégia de prevenção em Portugal.

pub
Momento-Chave
por RTP

Secretário de Estado das Comunidades admite mais voos para Marrocos

Já estão em casa os 102 portugueses que pediram para serem retirados de Marraquexe. Aterraram no aeroporto de Figo Maduro pelas cinco da madrugada num C-130 da Força Aérea. Entre eles estavam também os dois portugueses feridos, um pai e uma filha menor.

pub
por RTP

Papa Francisco pediu "ajuda concreta" para Marrocos

Na Praça de São Pedro, o papa agradeceu aos socorristas e a todos os que estão a trabalhar para aliviar o sofrimento das pessoas.

pub
por RTP

Turistas aguardam no aeroporto de Marraquexe por voos de regresso

Não param de chegar turistas ao aeroporto de Marraquexe com esperança de voltar a casa. São muitos os voos que já aterraram na Europa.

pub
por RTP

Património de Marraquexe seriamente atingido pelo sismo

Nacho Doce - Reuters

Em Marraquexe uma das cidades mais turísticas de Marrocos, os danos são consideráveis. Declarada Património Mundial da Unesco em 1985, a cidade tem agora muitos monumentos danificados ou mesmo em ruínas.

Espanha é o primeiro país a receber o pedido de ajuda internacional de Marrocos. Alguns países europeus, incluindo Portugal, têm equipas preparadas mas aguardam um pedido formal.
pub
Momento-Chave
por RTP

Próximas horas são fundamentais para resgatar vítimas sob os escombros

As equipas de socorro lutam para encontrar pessoas debaixo dos escombros dos edifícios que desabaram no sismo desta sexta-feira em marrocos. Com medo de réplicas, milhares de pessoas têm dormido ao relento.

pub
Momento-Chave
por RTP

Quatro franceses morreram e 15 ficaram feridos

O anúncio foi feito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de França que num balanço anunciou que quatro cidadãos franceses morreram e que 15 ficaram feridos durante o sismo de sexta-feira à noite que afetou Marrocos.
pub
Momento-Chave
por Joana Raposo Santos - RTP

Sismo em Marrocos. Número de vítimas mortais ultrapassa os 2.000

A Organização Mundial da Saúde avançou que mais de 300 mil pessoas foram afetadas pelo desastre. Hannah McKay - Reuters

O balanço provisório do sismo que atingiu Marrocos na noite de sexta-feira subiu para 2.012 mortos e 2.059 feridos, dos quais 1.404 se encontram em estado grave, anunciou este domingo o Ministério do Interior do país. Os números deverão ir aumentando enquanto as missões de busca e resgate continuam.

A província de Al-Haouz, onde se localizou o epicentro do sismo, é a que regista mais vítimas, com 1.293 mortos, seguida pela província de Taroudant, com 452. Nestas duas áreas, localizadas a sudoeste da cidade de Marraquexe, aldeias inteiras foram devastadas pelo sismo.

"Perdi tudo", lamentou Lahcen, morador da aldeia de Moulay Brahim, no Alto Atlas, em declarações à Agence France Press. A mulher e quatro filhos deste homem morreram durante o desastre. "Não posso fazer nada agora, só quero fugir do mundo, chorar", declarou.
A Organização Mundial da Saúde avançou que mais de 300 mil pessoas foram afetadas pelo desastre.
Em Moulay Brahim, vila a cerca de 40 quilómetros de Marraquexe, grandes pedaços de um penhasco quebraram durante o sismo e caíram na estrada, bloqueando parcialmente o caminho que liga a cidade às montanhas do Alto Atlas.

"Ainda há muitas pessoas debaixo dos escombros. Há quem ainda procure os familiares", disse à agência Reuters Adeeni Mustafa, residente da área de Asni. "Há muitas estradas que estão fechadas".

"As próximas 24 a 48 horas serão críticas a nível do salvamento de vidas", declarou Caroline Holt, diretora de operações da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, em comunicado.
Mais de uma centena de portugueses já regressaram
Entretanto, esta madrugada chegaram a Portugal 102 portugueses que estavam de férias em Marrocos na altura do sismo.

O avião da Força Aérea, um C-130, aterrou no Aeroporto de Figo Maduro dez minutos antes das cinco da manhã. Neste voo vieram os dois cidadãos nacionais que ficaram feridos durante o sismo, pai e filha.

“O avião da Força Aérea Portuguesa, que esta noite seguiu para Marraquexe para trazer os cidadãos portugueses que pediram ajuda para serem retirados de território marroquino, chegou de madrugada a Portugal, com 102 pessoas a bordo, incluindo os dois portugueses que estavam feridos”, adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado este domingo.

“Tratou-se de uma operação de retirada que, apesar das vicissitudes no terreno, decorreu de forma ordeira e pacífica”.

Segundo o MNE, “Portugal aguarda agora que as autoridades de Marrocos se manifestem para que seja operacionalizado o apoio já anunciado pelo Governo de português, designadamente o envio de equipas de busca e salvamentos ou de medicina legal”.

“O MNE continuará a acompanhar a situação, nomeadamente através do contacto com portugueses que permanecem na região mais afetada”, lê-se no comunicado.

O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registou a magnitude do sismo em 6,8.

O reino de Marrocos decretou três dias de luto nacional.

c/ agências
pub