Site do Parlamento Europeu alvo de ciberataque após voto sobre a Rússia

por RTP
Yves Herman - Reuters

O site do Parlamento Europeu foi alvo de um ciberataque esta quarta-feira, horas depois de os eurodeputados terem aprovado uma resolução que reconhece a Rússia como Estado patrocinador de terrorismo.

A presidente do Parlamento Europeu adiantou esta quarta-feira, através do Twitter, que o site está a ser alvo de "um ciberataque sofisticado" e que um "grupo pró-Kremlin assumiu a responsabilidade".

"Os nossos especialistas de tecnologias de informação (IT) estão a responder e a proteger os nossos sistemas. Isto acontece depois te termos proclamado a Rússia como um Estado patrocinador de terrorismo", resume Roberta Metsola.


"A minha resposta é: Glória à Ucrânia", acrescentou a presidente do Parlamento Europeu.

Também no Twitter, um porta-voz da instituição, James Duch, confirmou que o site foi alvo de um ataque “DDOS”, ou seja, por negação de serviço, o que está a paralisar a “disponibilidade do site”.

“As equipas do Parlamento Europeu estão a trabalhar para resolver esta questão o mais depressa possível”, acrescentou o responsável.


O porta-voz não adiantou mais pormenores, mas o ataque informático acontece horas depois da votação, em Estrasburgo, que declarou a Rússia como um Estado patrocinador de terrorismo.

Em Estrasburgo, os eurodeputados aprovaram uma resolução que denuncia como “atos de terror e crimes de guerra” os ataques de Moscovo contra a Ucrânia. O Parlamento Europeu passou, assim, a classificar a Rússia como Estado que patrocinador de terrorismo que “utiliza métodos de terrorismo”.

A resolução foi aprovada por 494 votos a favor, 58 contra e 44 abstenções.
Tópicos
pub