PE aprova resolução que reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo

por Lusa
O Parlamento Europeu vai aprovar uma resolução que reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo D.R.

O Parlamento Europeu vai aprovar esta quarta-feira em Estrasburgo (França) uma resolução que reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo para que Moscovo venha a responder por crimes alegadamente cometidos na Ucrânia.

A resolução, que foi debatida na sessão plenária de outubro, tem aprovação garantida pelos dois maiores grupos do Parlamento Europeu, o Partido Popular Europeu (PPE) e a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D).

A resolução, votada quando se completam nove meses da invasão russa, não tem caráter vinculativo, tal como as resoluções a condenar o regime do presidente Vladimir Putin aprovadas pela Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Ao declarar a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo, os eurodeputados querem preparar terreno para que Putin e o seu Governo sejam responsabilizados por estes crimes perante um tribunal internacional”, informou o Parlamento Europeu na antecipação da sessão plenária de novembro, que teve início na segunda-feira.

Para hoje está também agendada uma conferência de imprensa da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, sobre uma nova iniciativa que visa ajudar a Ucrânia no âmbito do conflito em curso.

pub