Sob pressão, Temer escolhe mulher para banco de fomento

por Ana Sofia Rodrigues - RTP
Sérgio Moraes - Reuters

Depois de ter sido alvo de críticas por ter escolhido homens para todos os ministérios, o Presidente interino do Brasil veio anunciar o nome de uma mulher para presidir ao Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES). Maria Silvia Bastos Marques será a primeira mulher a comandar uma das maiores instituições de fomento do mundo.

O convite foi feito esta segunda-feira pelo Presidente interino, um dia depois de uma manifestação ter juntado milhares de mulheres contra o que chamaram de Governo “machista” de Temer. Formada em administração pública, a nova presidente do BNDES tem mestrado e doutoramento em Economia.

Já antes as críticas contra um executivo sem mulheres e sem negros pela primeira vez desde 1979 tinham sido fortes, quer a nível nacional como internacional. Desde aí que Temer orientou a sua equipa para encontrar nomes de mulheres para trabalhar no seu Governo.

Com 59 anos, Maria Silvia já dirigiu a Companhia Siderúrgica Nacional, a secretaria de Fazenda da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Empresa Olímpica Municipal, órgão da prefeitura do Rio que coordena e executa os projetos relacionados com os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Já esteve no BNDES. Foi a primeira mulher a integrar a diretoria do banco. Agora, é a primeira a assumir a presidência. Maria Silvia vai comandar toda a área de financiamento de investimentos produtivos do Governo através deste banco de fomento totalmente estatal direcionado para o financiamento de infraestruturas.

Espera-se que a nova presidente do banco contribua para o programa de concessão e venda de ativos de empresas públicas, parte do projeto de Michel Temer. Maria Silvia já estudou o tema em profundidade, quando foi assessora especial para Assuntos de Desestatização do BNDES. O banco tem na carteira mais de uma centena de empresas de diversos setores, realça o jornal O Globo.

A escolha foi recebida com elogios por parte das associações de empresários.

O presidente da Associação Brasileira de Indústria considerou a escolha “excelente”, enquanto o líder da Federação de Indústrias de São Paulo disse não duvidar que Maria Silvia prestará um bom serviço ao Brasil.

O presidente da Câmara brasileira de Indústria de Construção avalia de positiva a mudança na cúpula do BNDES. A Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro elogiou “mais um grande acerto na formação da equipe do novo governo”.
Tópicos
pub