Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Socorristas encontram corpos de vítimas de desastre aéreo no Irão

por RTP
A orografia do local onde o avião caiu impossibilidade a aterragem de helicópteros de busca e salvamento Reuters

As equipas envolvidas nas buscas pelos destroços do avião comercial iraniano que caiu no passado domingo encontraram nas últimas horas os corpos de 30 dos 66 ocupantes do aparelho. O ATR-72 da Aseman Airlines despenhou-se numa cadeia montanhosa a quase 500 quilómetros de Teerão.

Para o local onde caiu o avião, o Monte Dena, a quatro mil metros de altitude, foram destacadas múltiplas equipas de resgate, com a dupla missão de localizar e recuperar cadáveres e a caixa negra do avião da transportadora iraniana Aseman.
As autoridades locais admitem que as caraterísticas do terreno dificultem a retirada dos corpos, que poderá prolongar-se até à próxima semana.

Segundo o diretor do Crescente Vermelho para a província de Isfahan, Mohsen Momení, citado pela agência estatal IRNA, os socorristas começam esta quarta-feira a descer a montanha. A identificação dos corpos das vítimas do desastre aéreo será feita em Yasuy, principal cidade da província de Kohguiluye Boyer Ahmad.

Por sua vez, Kamruz Amini, diretor-geral do departamento forense de Kohguiluye Boyer Ahmad, indicou que meia centena de familiares das vítimas forneceram amostras de ADN, tendo em vista o processo de identificação.

A orografia do local onde o avião caiu impossibilita a aterragem de helicópteros de busca e salvamento, o que obriga a que a maior parte das operações seja feita a pé. Na terça-feira, o diretor-geral das operações aéreas da Organização de Aviação Civil do Irão, Mohamad Said Sharafi, sublinhou que o local é "muito perigoso".

O voo EP3704 da Aseman Airlines, que faria a ligação entre Teerão e Yasouj, descolou no domingo do aeroporto Mehrabad, na capital, pelas 8h00 (4h30 em Lisboa). Transportava 60 passageiros e uma tripulação de seis pessoas.

O ATR-72 desapareceu dos radares cerca de 45 minutos após a descolagem. Nesse momento sobrevoava uma região montanhosa já muito próxima do destino.

c/ agências

Tópicos
pub