Tailândia: Jovens começam a ser resgatados

| Mundo

|

Pelo menos quatro jovens da equipa de futebol que ficou presa na gruta Tham Luang, em Chiang Rai, na Tailândia, já foram retirados e estão a ser assistidos no hospital de campanha montado à entrada da caverna, avançam as agências internacionais.

As crianças saíram pelo seu próprio pé da zona mais díficil da gruta e estão a ser avaliadas por equipas médicas.


Os rapazes foram divididos em quatro grupos. O primeiro era composto por quatro jovens.

Os dois primeiros jovens a serem resgatados foram transportados de helicóptero para o hospital. Outros dois razaes estarão no acampamento base de uma das galerias da gruta, avança a imprensa local. 

"Saíram duas crianças. Estão neste momento a ser assistidas no hospital montado à entrada da caverna", avançou Tossathep Boonthong, líder do departamento de saúde da província de Chiang Rai, à Reuters ao início da tarde deste domingo.

Os jovens que já foram resgatados “estão a ser alvo de um exame médico. Ainda não foram transportadas para o hospital", acrescentou.

Cada um dos jovens tem à sua espera uma equipa de médicos, uma ambulância e um helicóptero.

As operações de resgate foram, entretanto, suspensas e recomeçam dentro de 10 a 12 horas. Na Tailândia são mais seis horas do que em Portugal.

A operação de retirada dos 12 rapazes e do seu treinador de futebol, presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 15 dias, começou este domingo de manhã.

Os rapazes, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no passado dia 23 de junho.

As inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, já que a única maneira de chegar até ao local onde se encontram era mergulhando através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Nos últimos dias, as autoridades têm estudado a melhor forma para resgatar o grupo.

A informação mais vista

+ Em Foco

No início do novo ano letivo, o Ministério da Educação define várias medidas como prioritárias ao nível curricular, mas também para a melhoria das condições das escolas e dos profissionais.

Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

    A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.