Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Trump recua sobre a separação de famílias imigrantes

por RTP
“Temos de manter as famílias juntas”, afirma Trump Jonathan Ernst - Reuters

O presidente dos Estados Unidos anunciou que vai assinar ainda esta quarta-feira uma ordem executiva que acaba com a separação de famílias imigrantes na fronteira dos Estados Unidos com o México.

O documento não vai acabar com a política de "tolerância zero", mas impõe que as famílias imigrantes permaneçam juntas quando são detidas a passar a fronteira ilegalmente.

Donald Trump continua a defender que é preciso haver segurança nos Estados Unidos mas acrescenta agora que também é necessária compaixão: "Nós vamos ter isso (segurança) ao mesmo tempo que teremos compaixão. Vou assinar uma coisa que vai fazer isso".

"Temos de manter as famílias juntas", acrescenta Trump.

O presidente dos EUA tem mantido a sua posição em relação à política "tolerância zero" e partilhou na passada terça-feira um tweet onde escreve que os Estados Unidos têm o dever de "prender sempre as pessoas que entram ilegalmente" no país.

A notícia da existência deste documento que acaba com a separação de famílias imigrantes surge depois de terem sido tornados públicos vídeos e áudios que demonstram o sofrimento das crianças depois de serem separadas dos pais.

Várias são as opiniões que contestam as atitudes de Donald Trump. O Papa Francisco, nomeadamente, já se pronunciou. Afirma que apoia as palavras dos bispos católicos dos EUA relativamente à política de Trump que dizem que é "imoral" e "contrária aos valores católicos".

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pretende votar esta quinta-feira dois projetos de lei destinados a impedir a prática de separar as famílias e abordar ainda outras questões de imigração.
pub