Ucrânia. Cortes de emergência em todo o país após novos ataques russos

por RTP
Anna Voitenko - Reuters

A operadora de eletricidade ucraniana Ukrenergo alertou esta segunda-feira que vai ser necessário fazer cortes de energia de emergência em toda a Ucrânia devido aos mais recentes ataques russos.

"Devido às consequências dos bombardeamentos (...), para manter o equilíbrio entre a produção e o consumo de eletricidade, será instaurado um sistema de cortes de emergência em todas as regiões da Ucrânia. A eletricidade será fornecida prioritariamente às infraestruturas essenciais", informou a Ukrenergo através do Telegram.

As sirenes de alerta de bombardeamentos voltaram a soar em várias partes da Ucrânia, esta manhã, depois de mísseis russos terem caído no sul do país, embora o presidente Volodymyr Zelensky assegure que a maioria foi destruída pelas defesas antiaéreas.

“A situação é difícil, mas está sob controlo”, acrescentou a Ukrenergo. As forças de Kiev anunciaram entretanto que destruíram mais de 60 dos cerca de 70 mísseis lançados pelos russos.

No entanto, "algumas centrais não vão operar com plena capacidade por algum tempo", adiantou a operadora.

"Em combinação com as geadas que se devem intensificar nas próximas 24 horas, haverá um défice de energia no sistema", sendo que as reparações de emergência já começaram, adiantou a Ukrenergo.

Esta segunda-feira, o exército russo reconheceu "um ataque massivo realizado com armas de alta precisão" que teve como alvo locais militares ucranianos e infraestrutura de energia ligada às forças ucranianas.

Nas últimas semanas, a Rússia tem visado infraestrutura de energia da Ucrânia, o que tem levado a cortes generalizados de energia em várias regiões da Ucrânia. Na sexta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, defendeu que estes ataques à infraestruturas vitais do governo ucraniano eram "inevitáveis".

c/ agências
Tópicos
pub