Viagem à Lua. Primeiro astronauta privado quer voltar ao espaço e levar a mulher

por Nuno Patrício - RTP
Foto: SpaceX/DR

O multimilionário Dennis Tito, agora com 82 anos, foi o primeiro astronauta privado a viajar até órbita terrestre, mas não quer ficar por aqui. Tito demonstrou estar novamente interessado em deixar o planeta Terra, agora com um novo destino e ir até à Lua. Uma viagem que está prevista ser realizada através da empresa de Elon Musk, SpaceX , na segunda missão da nave espacial da Spaceship. E com ele vai também a esposa, Akiko Tito.

As viagens à Lua são cada vez mais apetecíveis não são apenas para missões científicas. Com o crescente interesse das empresas privadas na aposta dos voos espaciais, a SpaceX, através do programa e modelo StarShip, está a vender lugares para ir até à orbita lunar.

Muito embora estas viagens não cheguem a tocar o solo lunar, são cada vez mais os interessados a ocupar os lugares destes foguetes, ainda em fase de teste, da empresa de Elon Musk.
Dennis Anthony Tito é um multimilionário norte-americano e o primeiro turista espacial do mundo. Tito foi até à Estação Espacial internacional  à boleia da nave russa Soyuz TM-32, no dia 28 de abril de 2001, pagando vinte milhões de dólares pela viagem. Tito é bacharel em ciência da aeronáutica pela Universidade de Nova Iorque, e não é um estranho à exploração espacial, tendo trabalhado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA como técnico-cientista.
Viagens que só são acessíveis aos mais corajosos - e ricos. Dennis Tito e a mulher já compraram os preciosos ingressos para um voo que ainda não tem data prevista, mas com uma rota, Terra - Lua – Terra, bem definida.

O multimilionário foi o primeiro astronauta privado a voar para a Estação Espacial Internacional, em abril de 2001, onde esteve oito dias em órbita terrestre. E disse, após essa experiência que não voltaria a viajar para o espaço e especialmente até à Estação Espacial Internacional (EEI). Mas agora recuou um pouco.

Dennis e Akiko Tito estiveram na base da SpaceX em Boca Chica Texas, onde deram uma entrevista a CBS News confirmando o intersse e a compra de dois lugares na segunda viagens em torno da Lua realizada pela empresa de Elon Musk.  Créditos: CBS/NEWS
  A Estação Espacial Internacional está em órbita terrestre há mais de 24 anos e encontra-se a uma altitude média de 408 km da superficie da Terra, podendo ser facilmente vista de qualquer ponto do planeta, até mesmo a olho nu. Atualmente, a EEI é o terceiro objeto mais brilhante do céu noturno, ficando apenas atrás da Lua e do planeta Vênus.
O multimilionário refere que tem acompanhado o progresso da SpaceX e voltou a ganhar confiança neste tipo de programas espaciais: “Andei a observar os desenvolvimentos da SpaceX, e o que eles estavam a fazer fascinou-me”, disse.

Quando a SpaceX entrou em contacto com Dennis, este referiu que não tinha interesse em voltar à EEI, mas não excluiu a hipótese de ir à Lua. “E então eu olhei para Akiko, tivemos um pequeno contato visual, e ela disse, 'Sim, eu também.' E foi assim que tudo começou.”

A SpaceX anunciou em outubro passado ter vendido os tão preciosos lugares na missão dois da Starship a Dennis e Akiko Tito, não existindo informação se os 10 lugares restantes já foram adquiridos.

Estas viagens vão servir também de teste para futuras missões espaciais, da SpaceX, à Lua e mais tarde a Marte. O voo ainda que não tem um nome formal, mas será a segunda missão circumlunar da Starship.

A primeira viagem foi comprada pelo multimilionário japonês Yusaku Maezawa, onde pretende voar até á lua, ainda sem data definida, com um grupo de artistas ao redor do astro natural terrestre, numa missão baptizada de "dearMoon".SpaceX prepara teste estático do foguete Super Heavy
Entretanto, está para breve o tão desejado teste estático do enorme lançador espacial da SpaceX - Super Heavy – Booster 7.

A empresa privada espacial do multimilionário Elon Musk veio dar conta que já recebeu luz verde para a realização do tão importante teste e que o mesmo pode realizar-se já durante esta semana.

“Se tudo correr bem, talvez na próxima semana tenhamos um fogo estático de 33 motores”, disse Bill Gerstenmaier, vice-presidente de confiabilidade de construção e voo da SpaceX, no fórum da AIAA SciTech. Mas “ainda temos muito trabalho pela frente para lá chegar. E não é fácil”, recorda.

Nas últimas semanas, o protótipo do foguete, presente na base de Boca Chica, Texas, apresentava ainda o modelo Starship 24 no topo do poderoso lançador. Apesar disso, a SpaceX deu ordem de retirada do S24 para a realização deste teste.

O veículo Starship 24 foi removido do topo do Super Heavy no dia 25 de janeiro. Uma manobra que visa a preparação para o teste de fogo estático dos 33 motores do propulsor Booster 7. Crédito: SpaceX

Outros indícios que este teste está para breve são as ordens de encerramento da algumas estradas, por parte do Condado de Cameron, Texas, onde Boca Chica está localizada, para os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

Tanto a SpaceX quanto a NASA, que está monitorizar as atividades de teste da Starship, explicam que o ensaio geral molhado e o teste de fogo estático dos 33 motores raptor do Super Heavy, são dois importantes marcos antes de darem este tipo de veículo como preparado, pelo menos tecnicamente, para um lançamento orbital.


De recordar que apesar da realização deste teste a SpaceX ainda precisa de uma licença de lançamento, por parte da Federal Aviation Administration, para poder realizar um lançamento com este tipo de equipamento (Booster + Starship).

Um voo teste nunca antes realizado e que será fulcral para o desenvolvimento deste tipo de veiculo com que a NASA já conta na campanha de exploração lunar Artemis.
Tópicos
pub