45 anos de poder local: a modernização administrativa nos municípios

por Antena1

Direitos reservados

A modernização administrativa é claramente um desafio presente e futuro dos municípios portugueses- é o tema de hoje da parceria Antena 1/ Universidade de Aveiro.

É apontado como um exemplo de Modernização Administrativa, o município transmontano de Boticas tem ao serviço da população serviços básicos digitais. A georreferenciação de terrenos, a aquisição de licenças ou questões relacionadas com apoios sociais são assuntos que podem ser resolvidos de forma não presencial, à distância de um clique. O jornalista Luís Peixoto foi até Boticas conhecer estes projetos.
 
Para o professor Gonçalo Paiva Dias, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, especialista em Governo Digital, existem vários exemplos em Portugal de municípios que disponibilizam serviços digitais básicos ao serviço das populações. Boticas é um caso exemplar.
O também Professor na Universidade de Aveiro, diz mesmo que em termos de oferta digital, Portugal está acima da média europeia, já quanto à literacia digital das populações o país encontra-se abaixo da média da Europa. O professor Gonçalo Paiva Dias considera que entre várias outras vantagens a modernização administrativa pode ajudar a melhorar a transparência da governação do poder, neste caso, local. Entrevista conduzida pela Cláudia Costa.

pub