45 anos de poder local: as políticas municipais de Ambiente

por Antena1

Direitos reservados

Nesta viagem pelo país que a Antena 1 está a fazer, em parceria com a Universidade de Aveiro, debatemos hoje as políticas municipais de Ambiente.

Vamos conhecer um caso concreto: Em Lousada estão no terreno mais de uma dezena de projetos de valorização, sustentabilidade e educação ambiental. Dos 8 aos oitenta, no concelho todos contam para a revolução ecológica que está em curso há 4 anos e que já teve reconhecimento internacional. 

A autarquia conta com uma equipa de 14 jovens, a maioria biólogos, para transformar a paisagem mas sobretudo para mudar mentalidades, a começar desde logo pelas escolas do concelho onde trabalham a tempo inteiro 3 educadores ambientais. A aposta é também académica. Lousada é a única câmara do país que tem uma revista científica dedicada ao ambiente. A jornalista Isabel Cunha dá-nos a conhecer as melhores práticas ambientais promovidas neste concelho do Vale do Sousa.



Para o Professor catedrático da Universidade de Aveiro, Carlos Borrego, o exemplo de Lousada é excelente, mas não é acompanhado pela maioria dos municípios portugueses. O antigo ministro do Ambiente diz que as nossas cidades são insustentáveis, a separação de atividades é muito prejudicial e por isso defende cidades com mistura de atividades e com mais do que um centro, para facilitar o acesso das pessoas. Antes de mudar mentalidades é preciso envolver as populações nestas práticas ambientais. 

O professor catedrático da Universidade de Aveiro não hesita em afirmar que a grande prioridade das autarquias para o futuro deve ser a transição climática: diminuição do consumo de combustível, espaços bem organizados e cidadãos bem informados. A Entrevista é conduzida por Cláudia Costa.
pub