Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Abusos na Igreja. Quatro sacerdotes no ativo afastados pelo Patriarcado de Lisboa

por RTP
O Patriarcado de Lisboa frisa que não existe uma acusação formal a nenhum destes sacerdotes. Foto: João Marques - RTP

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, determinou o afastamento preventivo de quatro sacerdotes no ativo, após recomendação da Comissão Diocesana, anunciou esta terça-feira o Patriarcado de Lisboa.

“Os sacerdotes solicitaram a rápida busca da verdade e da justiça, abrindo-se agora a investigação prévia de cada um dos casos, que posteriormente será enviada ao Dicastério para a Doutrina da Fé”, lê-se em comunicado.O Patriarcado de Lisboa frisa que “não existe uma acusação formal a nenhum destes sacerdotes que, contudo, ficam assim afastados do exercício público do seu ministério, enquanto decorrem todas as diligências dos seus processos”.

O outro sacerdote referido, “que também se encontra no ativo, já tinha sido sujeito a medidas cautelares”, adianta o comunicado.
O Patriarcado de Lisboa diz ainda continuar “totalmente empenhado na procura da verdade, assente na tolerância zero e na transparência total em relação a qualquer situação de abuso de menores e adultos vulneráveis

No passado dia 10, a entidade tinha anunciado a receção de uma lista de 24 suspeitos de abusos, cinco dos quais padres no ativo.

Destes 24 nomes, segundo o Patriarcado de Lisboa, oito nomes diziam respeito a sacerdotes já falecidos, dois eram de padres doentes e retirados do ministério, três de sacerdotes sem qualquer nomeação e quatro nomes desconhecidos, além de um leigo e de um ex-padre.

pub