Adesão do turno da noite é de 86%, diz sindicato dos Enfermeiros

por RTP
Enfermeiros manifestaram-se no primeiro dia de paralisação junto aos hospitais

A adesão à greve dos enfermeiros foi de 86% no primeiro turno, disse o sindicalista José de Azevedo, adiantando que espera o número venha a subir ao longo do dia de hoje, segundo dia da paralisação.

"Hoje subiu mais um pontinho. Pela contagem que fizemos é a de que a média de adesão à greve está nos 86 por cento. Isto relativamente ao primeiro turno que teve início às 00:00 e terminou agora de manhã", disse à agência Lusa o presidente dos Sindicato dos Enfermeiros (SE).

José de Azevedo disse também à Lusa que a reunião de segunda-feira do primeiro-ministro com o ministro da Saúde e a que vai acontecer hoje entre Adalberto Campos Fernandes com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) são "manobras de diversão".

"Aquela manobra de diversão do senhor primeiro-ministro se associar à farsa ao dizer que o SEP está a negociar - agora até pode estar a negociar, mas não estava - está a ajudar a greve, porque os enfermeiros estão a perceber a farsa e estão a reagir bem, ou seja, estão a tornar a nossa greve um êxito superior ao que esperávamos", disse.

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses admite juntar-se ao protesto
José Carlos Martins diz que a reunião de hoje com o Governo já estava agendada desde o dia 1 de agosto. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses alerta que a reunião tem que dar passos concretos senão podem partir para novas "formas de luta", ou seja, greve, juntado-se ao protesto de outros sindicatos que teve início esta segunda-feira.

O primeiro-ministro esteve na segunda-feira ao início da noite, em São Bento, reunido com o ministro da Saúde a preparar uma reunião que Adalberto Campos Fernandes terá hoje com o SEP.

A RTP sabe que António Costa e Adalberto Campos Fernandes estiveram reunidos no final do Conselho de Ministros Extraordinário, que decorreu em São Bento.

O encontro com o ministro da Saúde, num dia marcado pela greve dos enfermeiros, levou mesmo António Costa a cancelar a presença numa ação de campanha com o presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos.

A greve, marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo SE, começou às 00:00 de segunda-feira e decorre até às 24:00 de sexta-feira. Sindicato dos Enfermeiros admite greve "mais violenta"
O presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros, que convocou a greve em curso, admitiu que o protesto pode avançar para uma "greve mais violenta". José Azevedo disse na RTP que uma possibilidade é a redução dos serviços mínimos.

 

c/Lusa

Tópicos
pub