Em direto
Os danos e a evolução do estado do tempo

Agitação marítima. Todos os distritos costeiros sob aviso laranja

Agitação marítima. Todos os distritos costeiros sob aviso laranja

Há dez distritos costeiros de Portugal continental sob aviso laranja, esta quinta-feira, devido à agitação marítima. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as ondas podem chegar aos nove metros.

Inês Moreira Santos - RTP /
Pedro A. Pina - RTP

O mau tempo provocou mais de 1.100 ocorrências até ao final do dia de quarta-feira, sobretudo inundações e queda de árvores.

A região mais afetada pelo mau tempo foi Lisboa e Vale do Tejo, onde se registaram 548 ocorrências até às 22h00 de quarta-feira
, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Espera-se o desgravamento das condições meteorológicas a partir das 9h00 da manhã desta quinta-feira em Beja, Setúbal e Faro, que passam a estar sob aviso amarelo. Já em Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo só melhora a partir do meio-dia.

Ainda assim, mantêm-se os avisos para agitação marítima forte para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.A situação deve melhorar em todo o território do continente ao final da tarde, antevê a meteorologia.

O IPMA emitiu também o aviso amarelo por precipitação, devido a "aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente sob a forma de granizo", para sete distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real e Viseu. Avisos que estiveram em vigor até às 6h00.

Portugal continental está a ser afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, provocando chuva, trovoadas e vento, segundo o IPMA. O vento prevê-se que sopre "forte com rajadas" até ao início da manhã de hoje.

c/ Lusa
PUB