Akademik Aleksandr Karpinskiy. Navio russo seguido pela Armada ao largo da Madeira

por Carlos Santos Neves - RTP
“A Marinha continuará a monitorizar e a acompanhar a passagem deste tipo de navios” Marinha Portuguesa

A passagem do navio científico russo Akademik Aleksandr Karpinskiy ao largo da Madeira foi acompanhada, ao longo de dois dias, pela Marinha portuguesa. A missão, adiantou este domingo a Armada, foi levada a cabo pelos 58 operacionais a bordo da corveta NRP António Enes.

Em comunicado enviado às redações, a Marinha indica ter seguido a rota do Akademik Aleksandr Karpinskiy na Zona Económica Exclusiva da Madeira entre a manhã de sexta-feira e a tarde de sábado.

Estas operações, explica a Armada, têm por objetivo “garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o país e promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”.


Foto: Marinha Portuguesa

“Servindo Portugal no mar, 365 dias por ano, 24 horas por dia, a Marinha continuará a monitorizar e a acompanhar a passagem deste tipo de navios, efetuando a patrulha permanente dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional”, conclui o ramo das Forças Armadas.

Em meados de dezembro de 2023, o NRP Mondego havia monitorizado o cargueiro AORL KAMA, da Federação Russa, “após entrada na Zona Económica Exclusiva de Portugal Continental”.

A tripulação do NRP Setúbal acompanhara, na mesma altura, outros dois navios russos: o submarino Kilo II SSG-490 UFA e o rebocador da classe Balk ATS Sergey Balk.
Tópicos
pub