Albertina PT é Inteligência Artificial em versão portuguesa

por Nuno Patrício - RTP
Imagem representativa | Possessed Photography - Unsplash

Portugal também já tem online um modelo de Inteligência Artificial generativa, tipo ChatGPT, para a Língua Portuguesa, para as variantes do Português - Brasil e Portugal. Este canal de comunicação é gratuito, em código aberto e com acesso universal e disponível através da Internet.

A primeira versão, disponibilizada este mês de maio, tem 900 milhões de parâmetros. Para já esta versão destina-se a investigadores e organizações, públicas e privadas, grandes e pequenas, de todos os sectores económicos.


No momento da publicação, o desempenho desta funcionalidade estabelece o estado da arte para o Português relativamente a modelos neuronais de linguagem publicados e abertos.

É este tipo de modelos de linguagem que suportam toda a gama de aplicações de IA que está a fazer furor, desde chatbots até tradução automática.

"Trata-se de um marco histórico muito importante na preparação tecnológica da Língua Portuguesa para a era digital", diz António Branco, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DI Ciências ULisboa).
António Branco é também um dos coordenadores do NLX - Grupo da Fala e Linguagem Natural da Ciências ULisboa e coordenador da equipa deste projeto, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), composto por João Rodrigues, Luís Gomes, João Silva e Rodrigo Santos, em conjunto com os investigadores Henrique Lopes Cardoso e Tomás Osório do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da FEUP.

Este trabalho é agora exposto no artigo "Advancing Neural Encoding of Portuguese with Transformer Albertina PT", submetido recentemente na arXiv.

O Albertina PT é um codificador da família BERT, baseado na arquitetura neural Transformer e desenvolvido sobre o modelo DeBERTa.
pub