Alunos do 12.º ano realizam hoje segunda chamada
Os alunos do 12.º ano têm hoje mais uma oportunidade de conseguirem os resultados desejados, ou melhorar os que já têm, com a realização dos exames da segunda chamada. Também hoje tem início o concurso de acesso às universidades ao mesmo tempo que os alunos do 9.º ano vão conhecer os resultados dos exames nacionais.
Na prova de hoje vão marcar presença todos os alunos que faltaram à primeira chamada, aqueles que se inscreveram directamente nesta segunda chamada e ainda os estudantes que procuram melhorar a nota alcançada na primeira chamada, embora estes últimos saibam que mesmo que melhorem a nota vão ter que utilizar na primeira fase de candidatura ao ingresso no ensino superior a nota que alcançaram na primeira chamada.
Para os alunos que vão agora tentar a melhoria de nota, e caso o consigam, já sabem que só a vão poder utilizar na segunda fase de candidatura à universidade ou politécnico pela razão de se tratar de uma repetição de exame.
Já quanto às notas dos exames que hoje vão ter lugar serão conhecidas na quinta-feira, dia 30 de Julho.
Mais cedo vão ser conhecidos os resultados dos exames do 9.º ano cujas notas vão ser hoje afixadas, tanto as da primeira como da segunda chamadas.
Acesso às universidades começa hoje
A partir de hoje podem ser entregues as candidaturas dos alunos que queiram entrar no Ensino Superior que este ano tem quase 52 mil vagas disponíveis nas Universidades e Politécnicos.
Este será um processo que termina a 10 de Outubro quando forem conhecidos os resultados do concurso e os alunos ficarem a saber se conseguiram ou não a tão desejada colocação na universidade e no curso eleitos.
Mas antes, a 14 de Setembro, serão afixados os resultados da primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, no mesmo dia em que tem início o período de apresentação de candidaturas à segunda fase que decorre até 18 de Setembro.
Como se disse tem início hoje a primeira fase de candidaturas ao ensino superior para os alunos que já estão em condições de apresentar a sua candidatura, ou seja, aqueles que realizam os exames de 12.º ano na primeira chamada e que já sabem os resultados dos mesmos.
De acordo com o Calendário Geral de Exames do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior, os estudantes que estejam em condições de concorrer desde já, mas que não apresentem a candidatura entre hoje e o dia 24, poderão ainda fazê-lo de 31 de Julho a 7 de Agosto.
Segundo informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior este ano há mais 1100 vagas do que no ano anterior, num total de 51918 lugares, o que significa que entre 2004 e 2009 o número de vagas abertas anualmente para ingresso em instituições de ensino superior universitário e politécnico cresceu de 46 673 para 51918 lugares.
Os cursos de Direito e Enfermagem continuam a ser os que têm mais lugares, apesar das poucas saídas profissionais, enquanto em Medicina há mais 44 vagas, mas quase todas destinadas a quem já tem licenciatura.
O Ministro do Ensino Superior já referiu que o aumento no número de vagas disponíveis está relacionado com a existência de cursos com facilidade de acesso ao mercado de trabalho.
Para uma informação completa do número de vagas por curso os interessados devem consultar o endereço digital http://www.dges.mctes.pt/.