Alunos regressam às escolas com novas regras de isolamento

Milhares de alunos regressaram esta segunda-feira à escola. Por causa da evolução da pandemia, o segundo período teve início uma semana mais tarde. E mudaram as regras de isolamento.

RTP /
Lusa

Os dias de aulas em atraso vão ser compensados em dois momentos: as férias do carnaval vão ter menos dois dias; na interrupção letiva da Páscoa, os alunos também vão ter menos três dias de férias.De ora em diante, mesmo que haja uma caso positivo as turmas já não ficam em isolamento. Só os alunos infetados vão permanecer em casa.

Apenas as crianças que tenham um caso de infeção no agregado familiar serão consideradas de alto risco. A medida abrange tanto crianças vacinadas como não vacinadas.

Os alunos da turma mantêm-se na escola e fazem um teste à covid-19 ao terceiro dia do contacto com o caso positivo.
Ainda assim, a indicação é que que reduzam os contactos.
Alívio de medidas
De um modo geral, o início desta semana é de alívio das medidas de resposta à pandemia.

O certificado digital passa a ser obrigatório para aceder a restaurantes, estabelecimentos turísticos, espetáculos culturais e eventos. Quem não estiver vacinado tem de apresentar um teste negativo.

Para quem não tem a dose de reforço o teste continua a ser obrigatório em visitas a lares e estabelecimentos de saúde. O mesmo acontece com grandes eventos, espetáculos sem lugares marcados e recintos desportivos, salvo indicação contrária da Direção-Geral da Saúde.

Nestas situações, quem tem a dose de reforço da vacina precisa apenas de apresentar o certificado digital.
Medidas que se mantêm
O teletrabalho continua a ser obrigatório até dia 14 de janeiro e, a partir dessa data, passa a ser recomendado.

Os bares e as discotecas só abrem portas na noite da próxima sexta-feira. Mesmo assim, é preciso teste negativo para entrar.

O consumo de álcool na via pública continua a ser proibido.

Mantém-se também a obrigatoriedade de teste negativo para os passageiros que cheguem a Portugal. A medida estará em vigor até dia 9 de fevereiro.
PUB