País
Amadora-Sintra. Doentes urgentes com tempo de espera muito elevado
Segundo as autoridades de saúde, um problema informático no site do SNS fez com que os tempos de espera apresentados para o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca superassem um dia e duas horas para doentes com pulseira amarela.
O site do SNS indicava, pelas 18h00 desta terça-feira, que o tempo de espera no Hospital Amadora-Sintra era superior a 26 horas para os doentes com pulseira amarela. No entanto, a RTP apurou que o serviço informático de monitorização dos tempos de espera está com um problema. As autoridades de saúde asseguram que o tempo de espera é, na realidade, de oito horas.
Mais concretamente, o site indicava pelas 18h00 que eram 31 os doentes urgentes a aguardar neste hospital e enfrentavam um tempo de espera de um dia, duas horas e 39 minutos.
Pelas 19h00, o tempo de espera para os 29 pacientes com pulseira amarela já surgia corretamente, com uma média de sete horas e 57 minutos.
Também pelas 19h00 registavam-se no Amadora-Sintra, segundo o site oficial, 67 doentes "pouco urgentes" (pulseira verde) com uma média de 18 horas e 56 minutos para serem observados.
Também de acordo com a plataforma, estava a essa hora neste hospital um doente "muito urgente" (pulseira laranja) com um tempo médio de espera de 40 minutos.