António Costa diz que Portugal está melhor mas há muito a fazer

por Antena 1

Foto de António Cotrim-Lusa

O primeiro-ministro considera que Portugal virou a página dos anos mais difíceis e está agora melhor, mas tem ainda muito trabalho pela frente, tendo de vencer "grandes desafios" como a demografia e a valorização do território.

Na tradicional mensagem de Natal do primeiro-ministro, António Costa colocou hoje "duas questões essenciais": por um lado, como conseguirá o país dar "continuidade" a um percurso de "melhoria sem riscos de retrocesso"; e, por outro lado, como se conseguirá garantir que "cada vez mais pessoas beneficiem na sua vida das melhorias" que entende terem sido alcançadas.

"Os desafios são grandes, aliciantes e mobilizadores. Portugal está melhor porque os portugueses vivem melhor, mas temos muito trabalho pela frente. Não desvalorizo o muito que em conjunto já conseguimos, nem ignoro o que temos e podemos continuar a fazer para termos um país mais justo, com mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade", frisou o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro escolheu o território, os jovens e a demografia como desafios para o futuro e sublinhou que não se deixa iludir com os indicadores positivos.

Nesta mensagem de Natal, o chefe do Governo sublinhou a necessidade de continuar a investir nos serviços públicos e a eliminar o défice.

Sobre os desafios demográficos, António Costa disse contar com os emigrantes, e com a criação de condições para que os jovens não abandonem o país.



O líder do executivo deixou votos de feliz Natal e bom ano novo "não apenas aos que vivem no país, mas também às comunidades portuguesas residentes no estrangeiro".

"Também quero, neste dia de Natal, enviar uma palavra de reconhecimento aos militares das Forças Armadas e aos elementos das forças de segurança que estão longe das suas famílias. E ainda uma atenção especial para aqueles que, esta noite, estão a trabalhar em empresas ou serviços públicos de laboração contínua, como os hospitais", acrescentou António Costa.
pub