Apontadas falhas no socorro e salvamento de helicóptero do INEM

por Antena 1

Foto: Paulo Soares, TEPH INEM/ DR

Relatório preliminar da Proteção Civil aponta várias falhas no socorro e salvamento aos quatro elementos que se despenharam num helicóptero do INEM, em Valongo.

O relatório refere que quer a NAV – empresa que controla o trafego aéreo em Portugal – quer o 112, não respeitaram os procedimentos previstos neste tipo de acidente.

Entre as várias falhas o relatório refere que o contacto com o Rescue Coordenator Centre, da Força Aérea, não foi feito em tempo oportuno.

Ricardo Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil, entrevistado pelo jornalista Nuno Rodrigues, refere que a NAV deveria ter contactado a Força Aérea, assim que deu por falta da aeronave dos radares e só o fez mais tarde.

O presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil, diz também que, segundo informações que circulam na comunicação social e a ser verdade, houve um alerta de um popular, para o 112, que também deveria ter dado conta para o centro de salvamento da F.A., e não o fez.

A linha de emergência perante este alerta enviou a GNR para o terreno, que acabou por não encontrar nada, tendo a unidade militar desvalorizado o caso.

O Ministério da Administração Interna já enviou este relatório da Proteção Civil para o primeiro-ministro, para o ministro da Defesa, ministro do Planeamento e Infraestruturas, ministra da Saúde e Procuradoria-Geral da República.
pub