Argelinos que invadiram pista da Portela condenados a quatro anos de pena suspensa

por RTP
O incidente do passado dia 30 de julho motivou o encerramento da pista do principal aeroporto português durante 34 minutos Rafael Marchante - Reuters

Os quatro argelinos que invadiram a pista do Aeroporto Humberto Delgado foram condenados a quatro anos de prisão com pena suspensa por atentado à segurança de transporte por ar. O Ministério Público tinha pedido a condenação de todos os arguidos, mas não se opunha à pena suspensa.

O Ministério Público admitia a pena suspensa tendo em conta a situação em que os quatro argelinos se encontram e os relatos que foram feitos durante o julgamento. A defesa tinha argumentado que os arguidos agiram em desespero, na tentativa de obter asilo em Portugal.

Os quatro homens foram detidos, por violação das regras de segurança, quando tentaram fugir ao controlo de passageiros, passaram por uma saída de emergência e entraram numa zona restrita da pista do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Os cidadãos argelinos faziam a ligação entre Argel e Cabo Verde, com escala no aeroporto da Portela. O incidente, ocorrido a 30 de julho, motivou o encerramento da pista durante 34 minutos.

Os quatro cidadãos argelinos estavam acusados dos crimes de introdução em local vedado ao público e atentado à segurança contra transporte por ar.

Um deles estava também acusado de violação de medida de interdição, por se encontrar impedido de entrar em Espanha, o que o impedia de entrar em qualquer país do espaço Schengen.
Tópicos
pub