"Ausência de desflorestação" potencia incêndios em Alcabideche

por RTP

Foto: facebook.com/CMCascais

A propósito do incêndio deste domingo em Alcabideche, o investigador na área da Proteção Civil Duarte Caldeira explicou numa entrevista à RTP 3 que continua a haver um conjunto de riscos potenciais para a deflagração de incêndios nesta zona com um histórico de incêndios, "apesar do grande esforço que tem sido desenvolvido pelo Município de Cascais no trabalho preventivo". "Há ainda zonas que potenciam a deflagração de incêndios por ausência de desflorestação", disse.

"Existe um trabalho muito grande de sensibilização a fazer junto dos detentores da propriedade privada", observou o especialista. O especialista defendeu que "é necessário fazer um muito intensificado de sensibilização para a necessidade" dos proprietários de terrenos "tratarem no devido tempo as áreas circundantes do edificado, mas não só", de modo a reduzir "de forma significativa o potencial de risco da mesma".

Ouvido este domingo na RTP, o antigo diretor nacional da Escola de Bombeiros, salientou ainda a "evolução extraordinária" no combate aos incêndios devido à incorporação de conhecimentos, formação contínua e pesquisa permanente. "É indiscutível que se compararmos a evolução nos últimos dez anos há uma evolução extraordinário neste domínio que tem resultados quer ao nível da decisão estratégica e operacional quer também na qualidade nas forças de combate".

PUB