Bancada PS trava acesa discussão sobre avaliação dos professores e contrapartidas da TAP

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 22 Jan (Lusa) - O líder parlamentar do PS fez hoje um veemente apelo à unidade na reunião da sua bancada, mas os deputados travaram acesa discussão sobre a avaliação dos professores e contrapartidas da TAP.

De acordo com fontes da bancada socialista, Alberto Martins fez uma intervenção considerada dramática sobre a votação de sexta-feira do projecto do CDS-PP que pretende suspender a avaliação dos professores.

Alberto Martins equiparou mesmo esse diploma do CDS-PP a uma "moção de censura ao Governo", tendo neste contexto apelado à unidade dos deputados socialistas.

A deputada Teresa Portugal, um dos cinco elementos do Grupo Parlamentar do PS que sexta-feira votará ao lado da oposição o projecto do CDS, pediu a palavra para justificar a sua posição.

Teresa Portugal apelou aos colegas de bancada para que fosse respeitado o seu "sentido de responsabilidade" e a sua posição em matéria de avaliação dos professores.

"Respeitem a minha posição como eu respeito a vossa", declarou a deputada eleita pelo círculo de Coimbra.

Teresa Portugal considerou ainda ser justo ter "um voto de confiança" da bancada socialista, chamando a atenção para os seus "longos anos de militância no PS".

Segundo fonte da bancada, a deputada Rosa Albernaz fez críticas aos deputados que não têm seguido a posição oficial, dizendo que "só prejudicam o PS".

A resposta a Rosa Albernaz partiu de Ricardo Gonçalves, que atacou os deputados que se "querem fazer passar por guardiães do templo".

"Este processo com os professores e com os funcionários públicos foi mal gerido pelo Governo. Agora que o PS precisa do apoio deles não o tem", comentou.

Já no final da reunião, o presidente da Comissão Parlamentar de Economia, o socialista Rui Vieira, aproveitou para criticar as declarações proferidas quarta-feira pelo deputado Ventura Leite sobre contrapartidas.

Ventura Leite acusou o ministro Mário Lino de "negligência" num processo de compra de aviões da TAP, dizendo que o Estado Português, ao ignorar uma proposta da Airbus, terá perdido avultadas contrapartidas que poderiam ser aplicadas na criação de um "cluster" aeronáutico em Portugal.

Rui Vieira afirmou então que esse relatório de Ventura Leite ainda não está concluído e que o conteúdo do documento não corresponde às conclusões tiradas por Ventura Leite.

A forma como este deputado de Setúbal se referiu ao ministro Mário Lino foi ainda alvo de uma dura crítica por parte do vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Ricardo Rodrigues.

PMF.


pub