BE propõe comissão de inquérito para esclarecer ligações entre PJ e Moderna

por RTP Multimédia

O Bloco de Esquerda propôs a constituição de uma comissão de inquérito para apurar as eventuais relações entre o caso Moderna e a demissão de Maria José Morgado, que chefiava o combate ao crime económico na PJ.

O deputado bloquista Francisco Louçã avançou com esta ideia na reunião da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, depois de Morgado ter invocado várias vezes o “segredo profissional” para não esclarecer a eventual ligação entre o seu afastamento e o processo sobre a Universidade Moderna. Em caso de criação de uma comissão de inquérito, o argumento do segredo profissional deixará de poder ser aplicado.

No início do mês, o Bloco de Esquerda insurgiu-se contra as mudanças na direcção da Polícia Judiciária, acusando a ministra da Justiça de ter travado um braço de ferro com Maria José Morgado.

O PS foi a primeira força política a pedir a presença de Celeste Cardona no Parlamento, por suspeitas de que Maria José Morgado terá sido pressionada a apresentar demissão devido a “investigações à Universidade Moderna e em casos de fraude fiscal” que estariam a causar “algum desconforto” à ministra da Justiça.

“Apesar de Maria José Morgado ter feito um trabalho notável no último ano e meio, sabemos que estava a ser alvo de pressões em meios do Governo”, justificou o deputado socialista Eduardo Cabrita.
pub