Belém recebe sindicatos dos professores

por RTP
Professores continuam em protesto Hugo Delgado - Lusa

Os consultores da Casa Civil da presidência da República recebem esta quinta-feira, no Palácio de Belém, representantes das organizações sindicais de professores. Ainda a realizar greves por distritos, a classe docente quer explicar a à presidência os motivos que os levaram aos protestos em todo o país. O S.TO.P. vai ser recebido no sábado.

"Esta reunião vem na sequência do interesse publicamente manifestado pelo Presidente da República em se inteirar das questões que estão a levar os professores a uma luta de dimensão raramente vista, bem como dos professores em fazer chegar as suas posições à Presidência da República", explicou o conjunto de organizações sindicais.

No Palácio de Belém, a plataforma de sindicatos dos professores quer explicar os motivos por que protestam e discordam da decisão do Ministério da Educação em relação ao regime de concursos dos professores, além de dar a conhecer outros problemas que a classe docente considera serem problemas a resolver. Os professores reclamam a recuperação do tempo de serviço congelado durante os tempos da troika e o fim das quotas e vagas de acesso ao quinto e sétimo escalões.


Em declarações aos jornalistas, o presidente da República diz que é altura para Governo e classe docente negociarem.
O Conselho Nacional de Educação divulgou esta quinta-feira um relatório segundo o qual os professores portugueses são dos que demoram mais tempo a chegar ao topo da carreira. A precariedade é uma das razões apontadas para esta situação, já que, em média, um professor demora 16 anos a entrar para os quadros do Ministério da Educação.

Os professores têm realizado várias greves por todo o país, por distrito, que vão manter até ao dia 8 de fevereiro.

A plataforma de sindicatos anunciou na quarta-feira que vai haver uma manifestação nacional no dia 11 de fevereiro, num comunicado assinado pela Fenprof, FNE, Associação dos Educadores e Professores Licenciados (ASPL), Pró-Ordem dos Professores, Sindicado dos Educadores e Professores Licenciados (SEPLEU), Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação (SINAPE), Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), Sindicado Independente de Professores e Educadores (SIPE) e Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU).

No próximo sábado, o S.TO.P também vai ser recebido em Belém. Os professores já fizeram saber que, caso o Ministério da Educação não mude de posição, a luta vai continuar.
Tópicos
pub