Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Bento XVI deixou primeira mensagem aos portugueses

por RTP
Bento XVI recebido em Figo Maduro pelo Presidente Cavaco Silva e pelo cardeal patriarca José Policarpo Andre Kosters, Lusa

O airbus da Alitalia com Bento XVI e a sua comitiva aterrou esta manhã no aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, onde o Papa inicia a sua visita a Portugal. Até sexta-feira, Bento VXI estará na capital, em Fátima e no Porto. A comitiva foi recebida pelo Presidente Cavaco Silva, seguindo-se um breve cumprimento ao cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo.

No primeiro discurso em Lisboa enquanto chefe da Igreja de Roma, Bento XVI evocou as comemorações do Centenário da República portuguesa, sublinhando a importância da colaboração entre Igreja e Estado.

"A viragem republicana, operada há cem anos, abriu na distinção entre a Igreja e o Estado, um espaço novo de liberdade para a Igreja", declarou o Papa.

Bento XVI evocou as Concordatas de 1940 e 2004, afirmando que "a Igreja está aberta a colaborar com quem não marginaliza nem privatiza a essencial consideração do sentido humano da vida. De uma visão sábia sobre a vida e sobre o mundo deriva o ordenamento justo da sociedade", sublinhou.

"Só agora me foi possível aceder aos amáveis convites do senhor Presidente e dos meus irmãos bispos para visitar esta amada e antiga Nação, que comemora no corrente ano um século da proclamação da República", afirmou Bento XVI, agradecendo o acolhimento recebido no aeroporto de Figo Maduro.

"Venho como peregrino de Nossa Senhora de Fátima, investido pelo alto na missão de confirmar os meus irmãos que avançam na sua peregrinação a caminho do céu", acrescentou.

"Que depois, há 93 anos, o céu se abrisse precisamente sobre Portugal - como uma janela de esperança que Deus abre quando o homem lhe fecha a porta, para reatar, no seio da família humana, os laços da solidariedade fraterna assente no mútuo reconhecimento de um só e mesmo Pai, trata-se de um amoroso desígnio de Deus; não dependeu do Papa nem de qualquer outra autoridade eclesial: 'Não foi a Igreja que impôs Fátima - diria o cardeal Manuel Cerejeira, de venerada memória -, mas Fátima que se impôs à Igreja'", afirmou.

Cavaco Silva saudou Bento XVI com "júbilo"

O Presidente da República recebeu o Papa no aeroporto de Figo Maduro, saudando com "profundo júbilo" a chegada de Bento XVI a Portugal, um país "livre e plural" que o recebe "em tempos de incerteza" e que precisa de "quem traga uma mensagem de esperança".

"É com profundo júbilo que, em meu nome e em nome de todo o povo português, dou as boas vindas a Vossa Santidade, no início de uma visita plena de significado para Portugal", afirmou Cavaco Silva, no aeroporto, minutos depois de o avião que transportou Bento XVI ter aterrado.

Sublinhando a hospitalidade do povo português, Cavaco Silva disse que a esse sentimento os fiéis juntam uma "profunda alegria e intenso fervor" por receber Bento XVI num país "livre e plural", que se rege pelos princípios da dignidade da pessoa humana, da justiça e da paz.

"Um país onde a separação entre a Igreja e o Estado convive com as marcas profundas da herança cristã presente na cultura, no património e, acima de tudo, nos valores humanistas que determinam o nosso modo de ser e de estar no Mundo", sublinhou o Presidente da República.

Um modo de ser e de estar, acrescentou Cavaco Silva, que se revê na procura do "diálogo com outros credos e com o mundo da cultura" e que, depois de noutros tempos ter contribuído para a expansão da fé cristã, abriu o mundo ao diálogo universal.

"Somos, por isso, um povo vocacionado para o reconhecimento do valor da diversidade", declarou, considerando que esta é uma atitude particularmente adequada num tempo em que "se reclama um entendimento entre o discurso da razão e o discurso da fé".

"Nestes momentos, os homens precisam de quem traga uma mensagem de esperança à sua sede de justiça e de solidariedade", referiu Cavaco, enfatizando a necessidade de solidariedade entre nações e entre pessoas, "em particular quando se fazem sentir, tantas vezes de forma brutal e injusta, os efeitos de uma crise económica de dimensões globais".

"Os portugueses vão escutar-vos", disse o chefe de Estado.

Bento XVI em Portugal até sexta-feira

O Papa Bento XVI inicia esta terça-feira uma visita a Portugal que termina a 14 de Maio. Entre as cidades do roteiro do chefe da Igreja de Roma estão Lisboa, Fátima e Porto.

A comitiva oficial de Bento XVI é composta por 29 pessoas, incluindo o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, o secretário pessoal do Papa, Georg Gaenswein, o cardeal Saraiva Martins e o arcebispo Manuel Monteiro de Castro, secretário da Congregação dos Bispos, além do padre António Ferreira da Costa, com funções no Vaticano.

pub