Bispo do Porto convoca padre alvo de queixas

O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, convocou para hoje uma reunião com o padre que alegadamente é alvo de queixas sobre pedofilia. O caso foi tornado público ontem e em causa está o Cónego António Ferreira dos Santos, um padre do Porto, reitor na Igreja da Lapa. As recentes notícias de pedofilia no seio da Igreja já levaram Bento XVI a ponderar a convocação de um Sínodo.

RTP /
Bispo do Porto vai ouvir hoje o padre alegadamente envolvido em casos de pedofilia Pedro Ferrari/Lusa

O processo contra o Cónego António Ferreira dos Santos encontra-se no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto e levou o bispo da Invicta a convocar para hoje uma reunião com o padre em causa alegadamente envolvido em casos de pedofilia.

O cónego António Ferreira dos Santos negou a acusação, que tem cerca de dois anos, e já afirmou que foi por sua iniciativa que o processo foi desencadeado depois de, segundo refere, "ter ajudado um rapaz pobre que a determinado momento começou a portar-se mal e a ter um comportamento esquisito".

A queixa foi apresentada já o queixoso era maior de idade e além da sua própria história revelou que outros menores haviam sido alvo de abusos tendo mesmo juntado ao processo fotografias retiradas de uma gravação feita com um telemóvel.

Apesar da queixa ter dado entrada nos serviços competentes e de ter sido analisada também o queixoso foi investigado já que, segundo os magistrados, era necessário verificar a sua credibilidade pois o jovem em causa tinha registo policial pelo que pensou tratar-se de um caso de chantagem.

Notícias causam vergonhaTodas estas notícias de alegado envolvimento da igreja em casos de pedofilia já teve as maiores repercussões a nível internacional e mesmo a nível nacional o bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, assumiu que as referidas notícias causam "vergonha" pelos "falhanços de alguns membros do clero".

"É algo que nos faz ter vergonha que tenha acontecido. O povo de Deus sabe distinguir aquilo que são os falhanços de alguns membros do clero daquilo que é a vivência do mistério de Cristo e da vida em igreja e em Deus", referia D. Carlos Azevedo.

Bento XVI pondera SínodoJá do início da semana chegou a informação de que o Papa Bento XVI pondera convocar um Sínodo de emergência para debater a questão da pedofilia, uma notícia avançada na passada segunda-feira por fonte do Vaticano e divulgada pelo diário britânico "The Independent".

Segundo o mesmo jornal Bento XVI estará nesta altura a ponderar a possibilidade de convocar uma reunião urgente de bispos para que o Vaticano possa traçar uma estratégia para responder às críticas de que a Igreja Católica está a ser alvo.

Vários sectores da Igreja consideram ser necessária uma posição firme e são muitos os prelados que estão a pressionar Bento XVI no sentido de avançar para um Sínodo extraordinário já que consideram que o pontífice alemão e o Vaticano não conseguem de forma isolada lidar com a crise profunda que está a atingir a imagem da Igreja Católica.

A mesma fonte, referida pelo diário britânico "The Independent", esclarece que "neste momento há um sentimento profundo de desconforto no Vaticano" que pode levar o Papa Bento XVI a avançar mesmo para a reunião extraordinária de bispos.

PUB