País
Brilhante Dias sente que autarca de Loures continua com condições para ser candidato
Apesar das vozes críticas, no seio do PS, à política de demolição de habitações ilegais em Loures, o líder parlamentar socialista considera que o autarca Ricardo Leão continua a manter as condições políticas para ser o candidato do partido às eleições autárquicas.
Tiago Petinga - Lusa
Antes, numa visita a Beja, o secretário-geral socialista, José Luís Carneiro, garantiu que a Câmara de Loures tomou todos os cuidados com as pessoas afetadas pela demolição de construções ilegais.
Apesar desta defesa do autarca Ricardo Leão, por parte da liderança do PS, existe uma divisão no partido sobre este caso. Vários antigos governantes e deputados socialistas assinarama a carta aberta com duras críticas às demolições no Bairro do Talude.
Um dos signatários é João Costa, antigo ministro da Educação, que diz à Antena 1 que era essencial encontrar alternativas para os moradores, antes de derrubar as habitações precárias onde estas pessoas viviam. João Costa recorda o trabalho feito na Câmara de Lisboa, nos anos 90, pelos antigos presidentes da autarquia, Jorge Sampaio e João Soares, que acabaram com milhares de barracas, ao mesmo tempo que garantiram o realojamento dos moradores.
A Antena 1 falou com João Soares, que liderou a Câmara de Lisboa entre 1995 e 2002, e também entende que não faz sentido desalojar pessoas, sem a existência de alternativas de habitação. Já o atual presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Basílio Horta, receia que esta situação de demolição de barracas de forma administrativa se possa repetir noutros locais do país.
Entrevistado na SIC Notícias, o autarca de Sintra, eleito pelo PS, acusa também o Governo de estar a deixar as câmaras assumirem responsabilidades praticamente sozinhas, na área da habitação. Basílio Horta não será candidato nas próximas autárquicas por ter atingido o limite de mandatos.