Calor: Aviso amarelo alargado a 15 distritos

por RTP
Reuters

O aviso amarelo devido ao calor têm inicio sábado e prolonga-se até ao final de domingo. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apenas Bragança, Vila Real e Viseu vão escapar às altas temperaturas. Esta sexta-feira, vinte e nove concelhos de seis distritos estão em risco máximo de incêndio.

O aviso amarelo tem início às 10h00 de sábado e prolonga-se até às 22h00 de domingo.

Este aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

“Ao longo do fim de semana, praticamente todo o território vai atingir temperaturas acima dos 35º”, afirmou o meteorologista Ricardo Tavares à Antena 1.

Nas regiões do interior alentejano, o Vale do Tejo e Beira Baixa os termómetros poderão aproximar-se “dos 40º”.

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, no sábado, Évora e Beja vão atingir os 37º, Lisboa os 33º, Porto os 30º e Faro os 32º.Segundo o IPMA a persistência de valores elevados da temperatura máxima é esperada para todos os distritos de Portugal continental, com exceção dos de Bragança, Vila Real e Viseu.

Domingo, a temperatura volta a subir no domingo, e os termómetros podem alcançar os 39º em Santarém e Évora, 37º em Lisboa e 32º no Porto e em Faro.

Quinta-feira, o IPMA informou que esta subida das temperaturas é uma "situação característica do período de verão", e explicou que tal se deve ao "transporte de uma massa de ar quente e seco com trajeto pela Península Ibérica e Marrocos".

Esta situação de tempo quente e seco deverá manter-se pelo menos até terça-feira, de acordo com o IPMA, que garante, no entanto, que os valores das temperaturas serão "claramente inferiores aos registados na onda de calor do início do mês de agosto".
Vinte e nove concelhos com risco máximo de incêndio
Vinte e nove concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio os concelhos de Vimioso, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiro, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, no distrito de Bragança.

O distrito da Guarda tem 10 concelhos sob o mesmo alerta, nomeadamente Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Trancoso, Celorico da Beira, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Seia, Sabugal e Pinhel.

Estão também com risco máximo de incêndio os concelhos de Sernancelhe, Penedono, Vila Nova de Paiva, Castro Daire e Tarouca, no distrito de Viseu, e os concelhos da Covilhã e Penamacor, no distrito de Castelo Branco.

O distrito de Faro tem sob este alerta os concelhos de Alcoutim e Tavira, segundo a informação disponibilizada no site do instituto.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado de incêndio mais de 60 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Braga, Vila Real, Viseu, Aveiro, Faro, Portalegre, Castelo Branco e Leiria.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

C/Lusa
Tópicos
pub