Câmara de Campo Maior atribui apoio de 85 mil euros a vítimas das cheias

por Lusa

A Câmara de Campo Maior, no distrito de Portalegre, atribuiu um apoio de 85 mil euros para apoiar as vítimas das cheias que ocorreram em dezembro, através de um protocolo celebrado com a Santa Casa da Misericórdia.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município explica que o protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior (SCMCM) serve para a operacionalização do apoio financeiro municipal "destinado a repor as condições de habitabilidade mínimas" nas habitações afetadas.

"O protocolo prevê um apoio financeiro municipal com uma dotação total de 85 mil euros e estabelece os termos e condições para a colaboração entre a câmara e a SCMCM, com o objetivo de atribuir um apoio financeiro municipal aos residentes de Campo Maior para cobrir as despesas, ou parte destas, relacionadas com a reposição de bens móveis danificados e a recuperação das condições de habitabilidade nas habitações afetadas", lê-se no documento.

Em 29 de dezembro, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, disse à Lusa que o mau tempo que fustigou o distrito de Portalegre provocou prejuízos na ordem dos 47 milhões de euros.

O presidente da CIMAA, que preside também à Câmara de Ponte de Sor, sublinhou que os valores dos prejuízos apurados diziam apenas respeito às áreas da habitação, atividades económicas, equipamentos e infraestruturas municipais.

"Não estão incluídos aqueles que foram os prejuízos da responsabilidade do setor agrícola, que vão ter uma linha específica [de apoio] do Ministério da Agricultura", nem os danos a cargo das Infraestruturas de Portugal, nomeadamente estradas nacionais, alertou.

Tópicos
pub