Câmara de Lisboa revela auditoria das ciclovias e apresenta novo plano da rede na cidade

por Gonçalo Costa Martins – Antena 1
“Há alterações e muita coisa a melhorar, mas não há nada a retirar neste momento em termos de ciclovias” Gonçalo Costa Martins - Antena 1

Passados quase sete meses desde que a autarquia recebeu os primeiros resultados, a Câmara Municipal de Lisboa apresenta esta quinta-feira as principais conclusões da auditoria à rede de ciclovias da cidade.

A partir daí, será também conhecido o Plano de Ação da Rede Ciclável de Lisboa. Em outubro do ano passado, tinha sido apresentado um projeto de expansão, que já contemplava mais 86 quilómetros até ao final de 2025.

Esse número incluía novas ciclovias separadas (17 quilómetros), vias partilhadas com o resto do trânsito e ligações escolares.A Antena 1 apurou que o plano apresentado esta quinta-feira vai renovar o anterior.

De acordo com a Câmara Municipal, os resultados da auditoria e o plano vão abordar “questões como a resolução de problemas de segurança detetados na rede, a sua manutenção e expansão”.

Sem entrar em detalhes, quando a empresa consultora dinamarquesa Copenhagenize entregou os primeiros resultados à Câmara de Lisboa em outubro, a diretora municipal de mobilidade afirmava que a rede ciclável poderia ser melhorada.

“Há alterações e muita coisa a melhorar, mas não há nada a retirar neste momento em termos de ciclovias”, disse Ana Raimundo na Antena 1, assinalando a necessidade de “acertos” em cruzamentos problemáticos entre ciclistas, peões e automobilistas.



Promessa de campanha de Carlos Moedas, o contrato para a realização da auditoria foi assinado em março do ano passado. Embora a rede tenha sofrido alterações durante o atual mandato, a autarquia preferiu aguardar pelos primeiros resultados da auditoria, de várias etapas, para apresentar novos projetos de ciclovias, em outubro.

“Não é por acaso que é só neste momento que estamos a apresentar este projeto”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, na última apresentação, pois “o próprio projeto pôde beber de todo o trabalho que tem vindo a ser feito”.
Tópicos
pub