Câmara do Funchal está a tratar de três realojamentos devido ao mau tempo

por Lusa

A Câmara Municipal do Funchal está a tratar de três situações de realojamento devido a inundações em residências decorrentes do mau tempo que afeta o arquipélago, indicou hoje a autarquia, referindo que a medida é preventiva.

"A Câmara Municipal do Funchal tem registadas 62 ocorrências, todavia de menor dimensão, sendo as mais graves três situações de queda de árvores, a que acrescem quedas de elementos de construção e situações de limpezas. Há três situações de realojamento que já estão a ser tratadas pela autarquia e a Segurança Social", indica em comunicado.

O município refere, por outro lado, que está a "seguir com cuidado" a área na foz da ribeira de São João, um dos três grandes cursos de água que atravessam a cidade, estando de prevenção com equipamento devido à maré alta a partir das 16:00.

No total, a Câmara do Funchal destacou 100 elementos para proceder a trabalhos de limpeza e desobstrução de sarjetas.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estão sob aviso vermelho desde as 15:00 de segunda-feira devido à chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e está em vigor até às 15:00 de hoje, sendo que o período mais crítico ocorreu entre as 06:00 e as 09:00.

Já a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo encontram-se sob aviso laranja.

Os executivos municipais da zona sul da ilha reforçaram os meios para atuar em caso de necessidade, tendo sido registados várias inundações, pequenos deslizamentos de terras e a queda de árvores em vários pontos.

O caso mais grave ocorreu no concelho de Santa Cruz, zona leste da Madeira, onde uma pessoa ficou desalojada devido à queda do telhado da habitação durante a noite.

Por outro lado, a Direção Regional de Estradas atualizou o ponto da situação indicando que nove troços de estradas, em diversos pontos da ilha da Madeira, estão encerrados e quatro condicionados devido à queda de derrocadas.

Na freguesia da Madalena do Mar, concelho da Ponta do Sol, zona oeste da ilha, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas mobilizou algumas máquinas para desassorear a foz da ribeira, cujo caudal estava a ameaçar uma ponte.

Já o Serviço Regional de Saúde informou que por questões de segurança os centros de saúde das freguesias do Monte (Funchal), Campanário e Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos) estão encerrados hoje.

As condições meteorológicas adversas motivaram o encerramento de diversos serviços públicos e o Governo da Madeira decidiu suspender a atividade letiva em todas as escolas e em todos níveis de ensino na ilha da Madeira no dia de hoje, retomando a atividade normal na quarta-feira.

O Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo continua condicionado, já com registo de 36 voos cancelados hoje, entre partidas e chegadas.

As autoridades madeirenses convocaram uma conferência de imprensa para as 19:00, no Serviço Regional de Proteção Civil, para fazer um novo ponto de situação do temporal.

Tópicos
pub