Centro de Saúde do Cadaval encerrado até domingo

O Centro de Saúde do Cadaval, no distrito de Lisboa, está encerrado até domingo, depois de os quatro médicos terem ficado infetados pelo novo coronavírus, disse hoje o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul.

Lusa /

Questionado pela agência Lusa, António Martins confirmou que os quatro médicos que desempenham funções no Centro de Saúde se encontram infetados, razão pela qual a unidade "vai estar fechada até domingo para as instalações serem desinfetadas e os restantes profissionais testados".

O primeiro caso de infeção foi conhecido na quarta-feira, tendo os restantes três médicos sido sujeitos a teste à covid-19, cujo resultado deu positivo.

Por isso, cerca de duas dezenas de profissionais daquele centro vão ser testados na quinta-feira.

Entre domingo e segunda-feira, o ACES Oeste Sul vai reavaliar se há ou não condições de reabrir a unidade, em função dos resultados obtidos nos testes.

O surto no Centro de Saúde do Cadaval "preocupa" o presidente do município, José Bernardo Nunes, que, em declarações à agência Lusa, disse que "não fica descansado até perceber se houve transmissão" para a comunidade.

As extensões de saúde de Vilar e Figueiros mantêm-se abertas.

Desde o início da pandemia, o Cadaval contabiliza 150 casos confirmados, estando 45 ativos, 101 recuperaram e quatro morreram.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.275.113 mortos em mais de 51,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.103 pessoas dos 192.172 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Tópicos
PUB