Clima. Alunos que ocuparam FLUL "foram retirados muito violentamente", denuncia jovem

por RTP

Uma dos quatro jovens ativistas que na sexta-feira foram retirados pela Polícia após terem ocupado a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa denunciou este sábado a alegada violência das autoridades.

"A escola fechou às 22h00. Nós estivemos até às 00h00 para nos retirarem, porque foi todo aquele processo policial de darem o aviso (...), mas entretanto, ao terceiro aviso, como nos recusámos a sair, entrou a polícia de choque", explicou a aluna à RTP.

"Fomos revistados, fomos retirados. Os meus colegas, principalmente, foram retirados muito violentamente", declarou. "Eles tinham as mãos coladas ao chão e simplesmente arrancaram-lhes as mãos do chão (...), torceram-lhes os braços".

Na segunda-feira, os quatro estudantes terão de se apresentar em tribunal. "Apelo a quem quiser apoiar o nosso movimento e os ativistas para estar lá na segunda-feira, no Campus da Justiça", declarou a jovem este sábado.

Em causa está um movimento pelo clima que tem ao longo da semana sido marcado pela ocupação de escolas e faculdades em Lisboa.
pub