Clima. Dezenas de manifestantes invadem Ordem dos Contabilistas

por RTP

Foto: Pedro Nunes - Reuters

De forma inesperada, vários dos jovens que participavam na Marcha pelo Clima deste sábado invadiram a Ordem dos Contabilistas, onde estava a decorrer uma reunião com o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. Em simultâneo, dezenas de manifestantes sentaram-se no exterior do edifício, cantando "fora, fora Costa Silva". Todos foram, entretanto, retirados pelas autoridades, dando seguimento à marcha que termina no Liceu Camões.

Em declarações à RTP, uma das ativistas explicou que a invasão de cerca de “20 a 30 pessoas” à Ordem aconteceu pois estava nesse momento a decorrer uma reunião nas instalações.

“Estão aqui neste momento a ter uma reunião e nós queremos mesmo quebrar a normalidade para mandar a mensagem, porque [esta] ainda não passou. Nós já fechámos escolas, a polícia já nos retirou à força, e então é só assim que nós vamos conseguir passar uma mensagem”, justificou a jovem.

A mesma manifestante revelou à RTP que a invasão foi planeada com antecedência, sendo a “surpresa” de que alguns ativistas tinham falado.

Ainda segundo a participante no protesto, a reunião que decorria este sábado na Ordem dos Contabilistas servia para “decidirem o que vai acontecer por causa do ‘Fim ao Fóssil’”.

“Os contabilistas estão a reunir para falar sobre estas manifestações que estão a acontecer e as ocupações das escolas (…), então conseguimos mandar pessoas lá para dentro para quebrar a normalidade”, explicou.

A RTP confirmou, entretanto, que a Ordem dos Contabilistas nada tem a ver com a reunião onde participa o ministro António Costa Silva, tendo apenas cedido o espaço - um auditório de 1.200 lugares.

A jovem adiantou ainda que as pessoas que entraram na Ordem estavam “preparadas para enfrentar a polícia”.

Duas unidades das forças de segurança entraram entretanto dentro do prédio e retiraram todos os manifestantes, sendo alguns deles arrastados pelas forças de segurança.
pub