Comunidade indiana continua a crescer em Portugal

por Marta Pacheco

Fotos: Marta Pacheco - Antena 1

Segundo mostram os números do Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, houve um aumento significativo de pedidos de autorização de residência por parte de cidadãos indianos. De 2017 para 2018, o aumento foi de 127,3 por cento.

A comunidade é composta por 11.393 indivíduos (8.138 homens e 3.255 mulheres). A repórter da Antena 1, Marta Pacheco, falou com dois.

Na loja de pronto da vestir que tem na Damaia, Kirti, de 55 anos, contou a sua história. Nasceu na Índia há 55 anos, veio para Portugal por causa do marido em 1995 e por cá teve uma filha. Hoje mantém vivas as tradições que trouxe na bagagem e confessa que aprendeu muito no dia-a-dia com os clientes.

A língua é talvez a maior dificuldade para quem chega.

Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o professor Shiv dirige o Centro de Estudos Indianos, tem 38 anos e chegou a Portugal em 2007.


O docente acredita que muitos indianos vieram para ficar.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou esta quinta-feira uma viagem oficial à Índia para reforçar as relações entre os dois países depois dos encontros recentes entre o primeiro-ministro português, António Costa, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

A visita do Presidente da República  termina no domingo, dia 16 de Fevereiro.
pub